25/11/2009 - 17h22min
Palestra sobre ética empolga participantes do Parlamento Jovem
Após a abertura da nona edição do Parlamento Jovem, no início da tarde desta quarta-feira (25), no Auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa, os estudantes de oitos escolas catarinenses assistiram a palestra do professor de Medicina da Universidade de São Paulo, Luiz Barco, sobre “Educação, Comunicação e Compromisso da Juventude”. Entre brincadeiras e conselhos, o professor conseguiu prender a atenção de mais de 120 alunos e seus professores.
Assuntos atuais de relevância para a sociedade estiverem em pauta. Entre eles, a preservação do meio ambiente. “Sugiro que vocês pensem nos grandes problemas das suas cidades”, aconselhou. O professor falou sobre a falta de cuidado com as matas ciliares e as grandes florestas e criticou os governantes que administram municípios e cidades como se fossem as suas fazendas, desmatando hectares de floresta nativa. “Fazem chantagem emocional para justificar suas ações. Dizem que desmataram para garantir o emprego e o sustento de várias famílias”, acusou.
Ele estimulou os professores a terem mais coragem para pensar no futuro, nas próximas gerações, sem se preocupar exclusivamente com os seus empregos. “É nesse país que vocês devem pensar e não no amanhã. A minha geração está deixando um país com desgaste ético. Nós permitimos que a sociedade jogasse fora alguns valores fundamentais”, disparou.
Barco mencionou a corrupção e explicou que ela começa em casa, nos pequenos atos. “Vocês devem dizer não a uma série de coisas que estão acontecendo. Temos que fazer de vocês gente, porque a nossa geração não conseguiu produzir gente que se respeite, indiferentemente de diferenças raciais e de opção sexual, e, sobre isto, construir a cidade”, declarou. (Denise Arruda Bortolon Montagna/Divulgação Alesc)