03/05/2010 - 17h54min
Palestra inaugura comemoração pelos 10 anos da Escola do Legislativo
A Função das Escolas do Legislativo, este foi o tema da palestra do professor Rildo Cosson, que aconteceu na tarde de hoje (03) no Plenarinho deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa. A explanação, que marca a abertura das comemorações dos 10 anos da Escola do Legislativo de Santa Catarina, contou com a presença de servidores da Câmara Municipal de Lages e funcionários do Tribunal de Contas e do Parlamento catarinense.
Cosson, que também é coordenador do Programa de Aperfeiçoamento da Câmara Federal e autor do livro “Escolas do Legislativo, escolas da democracia”, destacou a importância dessas instituições como promotoras do profissionalismo na administração pública, bem como da produção e disseminação do conhecimento e do letramento político. Este último, segundo o palestrante, é a própria condição da manutenção da democracia no país. “Não devemos pensar apenas na atividade usual das escolas governamentais, de promover o aprimoramento profissional, mas também na função social que elas apresentam que é o de difundir os valores democráticos.”
Segundo ele, “fiscalizar, produzir leis e representar a sociedade são importantes, mas promover e difundir os valores democráticos são a própria essência do Poder Legislativo.” O professor se mostrou preocupado com escolas governamentais que tentam substituir outras instituições de ensino tradicionais, promovendo cursos que fogem da sua área de atuação.
O palestrante elogiou a Escola do Legislativo catarinense que promove, entre outros, cursos de formação política, o que contribui para que a sociedade saiba reivindicar e participar mais do poder representativo. “Quanto mais forte for a democracia em um país, mais forte e atuante será o seu parlamento, daí a necessidade de escolas legislativas nas esferas municipal, estadual e federal”. (Alexandre José Back/Divulgação Alesc).