Palestra de Oscar Schmidt emociona o público em Araranguá
Relembrando fatos marcantes da sua carreira, desde as primeiras disputas nas quadras de cimento em Natal (RN), onde nasceu, até a vitória sobre a seleção norte-americana nos Jogos Panamericanos de 1987, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt emocionou o público de Araranguá, no Sul do estado, na noite desta segunda-feira (2), com a palestra "Obstinação". O evento, que ressalta a importância da força de vontade como elemento transformador na vida das pessoas, foi realizado no clube Grêmio Fronteira e reuniu cerca de 900 pessoas. A palestra integra o Programa Encontros com a Assembleia, instituído com o objetivo de aproximar os cidadãos do Parlamento estadual e que em suas sete edições anteriores já trouxe nomes como Marcelo Tas, Dudu Braga e Marcelo Madureira.
Durante 90 minutos Oscar fez um relato das dificuldades enfrentadas para destacar-se jogando basquete no país do futebol e do vôlei. "Não acredito em sorte, acredito em trabalho. Qualquer um pode vencer na vida se houver empenho para isso".
Mas somente esforço pessoal, disse, não basta se ele não vier acompanhado de outros valores, primordiais a qualquer área de atuação, como visão, decisão, time, obstinação e paixão. Foi o que o fez chegar à seleção brasileira e lá permanecer de 1977 a 1996. "Para chegar à seleção brasileira é difícil, imagina ficar lá por 19 anos. Você precisa inovar seu repertório frequentemente. Em cada dia da minha carreira eu tentei inventar uma jogada nova para permanecer entre os melhores".
Em 2013, o talento de Oscar também foi reconhecido pela Federação Internacional de Basquete, que o incluiu em seu Hall da Fama.
Poder transformador
Segundo Oscar, às vezes também é preciso ter a coragem para dar um novo rumo à carreira e a própria vida. Foi o que fez quando atingiu os 45 anos e abandonou o basquete profissional. Após breves experiências como dirigente de clube e comentarista esportivo, enveredou pela carreira de palestrante. "Precisamos tomar decisões na vida e quem não tiver a coragem de dar os direcionamentos necessários a sua vida vai se tornar só mais um entre muitos".
Há dois anos, durante uma viagem a Orlando, nos Estados Unidos, descobriu que tinha um tumor de 8 cm no cérebro, que operou após retornar ao Brasil. O problema, entretanto, voltou a se manifestar, desta vez em uma forma mais agressiva. Nem mesmo isso, disse, abalou sua determinação de combater a doença ou de continuar com as palestras. "Não vou deixar que isso me derrube. Estou fazendo os tratamentos necessários, vários deles, para dar chances pro cara lá de cima me curar".
Ele também citou a determinação de um grupo de meninos da periferia de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, que mesmo diante da falta de estrutura adequada não abriu mão do sonho de jogar basquete. Orientados por um professor, eles carpiram um terreno e construíram com as próprias mãos as tabelas necessárias para treinar. "Esses meninos, extremamente carentes, não ficaram se lamentando. Hoje são campeões nacionais e uma referência na localidade. Se eles podem fazer isso, sem dinheiro algum, o que nós podemos fazer se realmente quisermos?"
Premiado
Antes da palestra, Oscar concedeu uma entrevista coletiva à imprensa do Sul do estado. Ele comentou sobre um dos objetivos alcançados na carreira de palestrante: ser o melhor também nesta área. "Recebi o Top Of Mind do Estadão, a única premiação que tem a modalidade palestrante. Esse era um prêmio que queria muito, pois concorri com os feras do segmento. Foi muito bom este reconhecimento, já que me deu a certeza de estar realizando um bom trabalho".
O ex-jogador também ressaltou a satisfação em trazer a palestra para Araranguá. "Geralmente sou chamado por empresas, para falar para um público fechado. Esta iniciativa é muito positiva, pois dá a oportunidade para que a população em geral possa participar e de forma gratuita".
O programa
A palestra em Araranguá foi a oitava etapa do Programa Encontros com a Assembleia, que já reuniu todo aproximadamente 5 mil pessoas nos municípios de Balneário Camboriú, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Rio do Sul, Campos Novos e Tubarão. O encerramento está previsto para 16 de dezembro em Braço do Norte, também no Sul catarinense, com palestra do educador, escritor e professor Mário Sérgio Cortella.
Além de divulgar conhecimentos e exemplos de vida, destacou o deputado José Milton Scheffer (PP), o programa Encontros com a Assembleia, tem por objetivo aproximar o Parlamento do cidadão catarinense. "Este programa abre à população a possibilidade de conhecer melhor o Legislativo estadual e também de como acessar seus direitos".
Para o deputado Manoel Mota (PMDB), o programa insere-se na estratégia da Assembleia de descentralizar seus serviços. "O Legislativo cumpre o seu papel de estar presente em todas as regiões do estado".
Agência AL