Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
12:30

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/09/2013 - 19h28min

Palestra de Mário Sérgio Cortella aborda o tema “ética” com bom humor

Imprimir Enviar
Cerca de 500 pessoas acompanharam a palestra do filósofo Mario Sergio Cortela. Foto: Carlos Kilian / Agência AL

O filósofo Mario Sergio Cortella falou por duas horas na tarde de terça-feira (24) para um público atento de cerca de 500 pessoas que lotaram o auditório Antonieta de Barros. Professor por mais de 30 anos, o palestrante apresenta um currículo que reúne experiências diversas. Ele foi ex-monge, seguidor de Paulo Freire e também ocupou o cargo de secretário de Educação do município de São Paulo, no governo Luiza Erudina. É dessa experiência diversa que Cortella buscou exemplos para enriquecer a palestra “’Ética, indivíduo e sociedade” promovida pelo Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
 
Autor de 20 livros, Cortella acredita que Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: quero?; devo?; posso? “Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve”, sintetizou. Essas frases foram lançadas para uma plateia que ele acredita ser especial. “Não há mais indiferença”, disparou, “a sociedade brasileira mudou e agora as pessoas fazem questão de manifestar sua aprovação ou reprovação ao que acontece no país e tomar uma atitude”, explicou referindo-se a onda de protestos que tomaram as cidades nos últimos meses.

Na opinião de Cortella, o maior desafio do setor público é justamente corresponder às expectativas desses segmentos e evitar a omissão que ele chama de “estelionato cívico”. Cortella afirmou estar “bastante esperançoso” em relação ao país que considera em “um momento especial”. Segundo o filósofo, o aumento do nível de escolaridade e a consolidação das bases econômicas são fatores que influenciaram o surgimento de outra forma de percepção geral.
Para Cortella, a ética é sempre uma questão de escolha, ética é sempre em grupo, não é individual, nem mesmo universal. “Existe até a ética do cínico, o argumento do cínico: “se todo mundo faz eu também posso fazer...””, mencionou. Seu desafio durante a palestra foi aproximar esta discussão teórica do cotidiano do cidadão comum. De acordo com Cortella, todos os fatos são relacionados. “As pessoas acham um horror o assassinato de um menino de cinco anos em São Paulo, mas compram produtos piratas pensando que uma coisa não está ligada à outra”, analisou.

Currículo
Nascido em Londrina, em 1954, Cortella graduou-se pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Tem mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da PUC, na qual atuou por 35 anos. Foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Na área de Educação, atuou com ênfase nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo.

É autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (Cortez); Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus); Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes); Não Nascemos Prontos! (Vozes); Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certos porquês, alguns senões, uma proposta (Vozes), O Que a Vida Me Ensinou: Viver em Paz para Morrer em Paz (Saraiva/Versar), Política para não ser idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber) Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Vivemos Mais! Vivemos Bem?, com Terezinha Azerêdo Rios (Papirus), Não Se Desespere!: Provocações Filosóficas (Vozes), Pensar Bem Nos Faz Bem!/Filosofia, Religião, Ciência, Educação (Vozes), Pensar Bem Nos Faz Bem!/Familia, Carreira, Convivência, Ética (Vozes) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

Rossana Espezin
Sala de Imprensa

Voltar