Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/12/2015 - 16h15min

Palestra com o jornalista Eugênio Bucci abre evento da ADI-SC

Imprimir Enviar
Workshop acontece nesta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa

O jornalista Eugênio Bucci, colunista de “O Estado de S. Paulo” e da revista “Época”, foi o responsável pela palestra de abertura do 10º Workshop de Integração dos Diários do Interior, promovido pela Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC), na tarde desta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa. A solenidade de abertura do evento contou com a presença do presidente da Alesc, deputado Gelson Merisio (PSD).

De acordo com o presidente da ADI-SC, Ámer Felix Ribeiro, o evento faz parte das comemorações do 20º aniversário da entidade, que congrega jornais diários sediados em municípios do interior catarinense. “Esse evento não é importante apenas para a qualificação dos profissionais de imprensa, mas também para marcar essa data importante para os diários catarinenses”, comentou.

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, destacou a importância dos jornais de interior na consolidação da democracia. “Esses jornais lutam pela liberdade de expressão em suas cidades e colaboram muito para o país, principalmente em momentos de crise como o que vivemos atualmente”, disse.

O deputado Gelson Merisio afirmou que os diários do interior têm um papel fundamental na comunicação do poder público com a sociedade catarinense. “Temos tomado decisões importantes na Assembleia, que vão no sentido de oferecer serviços públicos de qualidade ao cidadão, e precisamos da imprensa para mostrar à sociedade a importância dessas medidas.”

Também participou da solenidade de abertura o secretário de Estado da Comunicação, Walter Bier, que representou o governador Raimundo Colombo no evento.

Palestra
Eugênio Bucci, que também é professor da Universidade de São Paulo (USP) e um estudioso da história do jornalismo, focou a palestra em três pontos: passado, dependência e morte. Na parte histórica, mostrou que, enquanto nos EUA os jornais locais foram decisivos para a formação do país, no Brasil, a imprensa surgiu só com a chegada da família real, em 1808, por meio de um diário oficial (Gazeta do Rio de Janeiro). “Mas juntamente com a imprensa, vieram os censores de Portugal. Podemos até dizer que no Brasil a censura nasceu antes da imprensa”, comentou.

Justamente por ter nascido do Estado, Bucci comentou sobre a sobrevivência financeira dos veículos de comunicação brasileiros depender, na maioria das vezes, da publicidade governamental. Para ele, o grande desafio para os jornais locais é vencer essa dependência e mostrarem-se cada vez mais relevantes para a comunidade em que estão inseridos. “Os jornais devem se preocupar mais em ouvir as vozes dos anônimos e não as vozes do poder”, disse.

A questão da morte, na visão do palestrante, insere-se justamente na valorização da comunidade. “O jornal tem que demonstrar que está de luto quando a comunidade perde alguém importante. Por isso, escrever bons obituários também é importante”, exemplificou.

Para Bucci, o enfrentamento desses desafios passa pelo investimento permanente na qualificação do jornalista, no estabelecimento de normas éticas e padrões estilísticos e no envolvimento constante do jornal com a sua comunidade.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar