Assembleia sedia o VIII Congresso Catarinense de Profissionais de Secretariado
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe nesta sexta-feira (14) a segunda etapa do VIII Congresso Catarinense de Profissionais de Secretariado (ConSeSC). O evento, que teve início na noite de quinta-feira, é promovido pelo sindicato da categoria no estado (Sinsesc) e tem como tema central a relação entre a profissão e a sustentabilidade. Paralelamente ocorre a 7ª Mostra Científica, que visa incentivar e divulgar a produção acadêmica do setor.
Segundo com a presidente do sindicato, que congrega cerca de 150 mil profissionais em todo o estado, Ana Maria Netto da Silva, o congresso é uma oportunidade para a troca de informações e experiências sobre questões como formação profissional, legislação e situação do mercado de trabalho. Para ela, o mercado tem exigido cada vez mais um profissional que saiba maximizar os recursos que tem a disposição, a favor não só da sua empresa, mas também da sociedade. “Este é perfil que se procura hoje em dia e a tendência é que de que esta busca se intensifique cada vez mais por parte das organizações, privadas e públicas”.
Um dos temas centrais da Conferência, ministrado em palestra na manhã desta sexta-feira, foi a aplicação de conceitos de sustentabilidade na gestão administrativa. O professor da Universidade da Associação Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Júlio Cezar da Silva, destacou que a sustentabilidade, termo geralmente relacionado ao meio ambiente, também pode ser aplicada ao mundo corporativo. “As empresas devem estar atentas a isto, otimizando recursos e processos em todos os seus departamentos por meio da melhoria da comunicação entre todos os departamentos”.
Neste sentido, disse, o secretário é uma peça chave, pois normalmente atua entre a diretoria e o corpo funcional das organizações e pode servir como um elo de ligação entre eles. “O secretário tem uma visão ampla da empresa, pois conhece as demandas das duas partes e pode auxiliar na organização da cadeia produtiva, apontando, por exemplo, melhorias na logística e organização dos processos”.
7ª Mostra Científica
A programação do VII Congresso inclui ainda a realização da 7ª Mostra Científica, que neste ano reúne produções na forma de pôster. O objetivo do evento, disse Ana Maria, é criar uma cultura científica entre os profissionais, estudantes e docentes de secretariado, possibilitando ainda a divulgação das ações e atividades que vem sendo realizados nos cursos de formação e em outros fóruns de discussão sobre a profissão. Atualmente 15 municípios catarinenses mantém cursos de secretariado nas categorias bacharelado e tecnólogo e um em nível pós-graduação. “A Mostra é uma forma de avançarmos na profissão, estimulando a produção científica entre nossos associados.
Atualmente a formação dos profissionais está restrita à graduação e pós-graduação em nível especialização. Nossa intenção é conquistar cursos também em mestrado e doutorado”. (Alexandre Back)
Agência AL