Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/02/2016 - 10h49min

Padre Pedro fala sobre Campanha da Fraternidade 2016

Imprimir Enviar
Assembleia realiza sessão especial, proposta por Padre Pedro,em homenagem à Campanha da Fraternidade, na terça-feira (23)

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) concedeu entrevista aos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (16), na Sala de Imprensa, para falar sobre a importância da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que discutirá a situação do saneamento básico em todo o país. Na próxima semana, o mandato do parlamentar promoverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa em comemoração à campanha, para homenagear entidades religiosas e personalidades.

Promovida pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e enfoca o direito ao saneamento básico, desenvolvimento e qualidade de vida. Padre Pedro destacou que a temática foi inspirada na encíclica ambiental do papa Francisco, intitulada “Louvado sejas”, sobre o cuidado com o planeta e os seres vivos. O parlamentar salientou o lema escolhido pela coordenação: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, uma passagem bíblica do profeta Amós (Am 5,24). 

Dados divulgados pelo Conic mostram que o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico (tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo). Padre Pedro acredita que, inspirados e animados pela proposta temática das igrejas cristãs do Brasil, os deputados que compõem o Parlamento catarinense poderão encaminhar ações concretas para dar respostas à sociedade. “Esperamos poder cumprir com nosso papel e fazer encaminhamentos para resolver essa situação lamentável em todo o país.”

Homenagem
Durante a sessão especial, na próxima terça-feira (23), a Assembleia Legislativa homenageará, por indicação do deputado Padre Pedro, dez entidades religiosas que se engajaram na Campanha da Fraternidade 2016, além de personalidades e uma entidade ambiental.

Campanha ecumênica
A Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica a cada cinco anos, desde o ano 2000. O Conic é o Conselho Ecumênico formado pelas Igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

A campanha tem duração de um ano, mas o período mais intenso de atividades e reflexões ocorre durante a quaresma. Além da reflexão, a metodologia adotada incentiva a ação. Em cada diocese são levantadas sugestões que se transformam em ações locais ou encaminhamentos à CNBB, que, por sua vez, os encaminha às autoridades competentes. Durante a quaresma também é realizada uma coleta de contribuições financeiras. O fundo é revertido em prol de ações vinculadas à temática.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar