Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2015 - 14h17min

Pacientes do Hospital de Caridade encontram ânimo e esperança com a risoterapia

Imprimir Enviar
Doutores Palhações em ação no Hospital de Caridade, em Florianópolis FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Com a filosofia de que rir é o melhor remédio, um grupo de artistas voluntários criou em 2014 o projeto Hospital do Riso. Conhecidos como Doutores Palhaços, a turma formada por oito voluntários do Grupo AlegriaArte vem estimulando a recuperação de muitos pacientes internados no Imperial Hospital de Caridade (IHC), em Florianópolis.
Desde a criação do projeto, médicos e enfermeiros do hospital contam com o bom humor dessa turma, durante o tratamento dos pacientes. Com visitas periódicas, a cada 15 dias a galera do Hospital do Riso resgata o ânimo e a esperança dos pacientes proporcionando a eles o bem estar físico e emocional. A arte e a música são os grandes aliados da risoterapia, método adotado pela trupe, que a cada visita transforma o clima de tensão, silêncio e tristeza encontrado nos corredores em boas e longas gargalhadas.
Certa de que a risoterapia aplicada pelos doutores palhaços traz bons resultados na recuperação das pessoas internadas, a enfermeira Clauden Cevei destaca que a chegada dos palhaços quebra o medo e a angústia de muitos pacientes que vão fazer uma cirurgia ou tratamento. "Esta terapia fortalece as pessoas debilitadas e durante a visita elas encontram o abraço e o sorriso necessário para se recompor. Essa felicidade encontrada muitas vezes ajuda a diminuir o tempo de internação dos pacientes", frisou.   
Mais conhecido como Dr. Paulo Paulada, o voluntário Paulo Henrique Fogassa fala sobre a satisfação do trabalho e a gratificação. "Estar aqui e poder resgatar o sorriso dessas pessoas é algo especial. A vontade de ajudar o próximo através desse projeto é algo de grande satisfação e orgulho", comentou.
Já a paciente Maria Van Helden ressaltou a alegria e o privilégio de receber a visita dos doutores palhaços. "Ver e ouvir eles enche o coração de alegria e esperança".    

Grupo AlegriaArte
Formado por 17 artistas voluntários, o Grupo AlegriArte foi fundado em 1995 e atualmente está distribuído em três equipes, que desenvolvem atividades relacionadas ao teatro, a dança e a arte circense.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar