Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/02/2014 - 17h55min

PAB fará evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Imprimir Enviar
Marilu Lima de Oliveira, coordenadora de Estágios Especiais da Assembleia. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Com o objetivo de definir o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Programa Antonieta de Barros (PAB) realizou, na tarde desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa, a primeira reunião do ano. No encontro, a coordenação do programa e representantes de movimentos sociais ligados à população afrodescendente discutiram o formato do evento, marcado para o dia 13 de março.

O ano de 2014 marca a comemoração de dez anos de criação do PAB. De acordo com Marilu Lima de Oliveira, coordenadora de Estágios Especiais da Assembleia, para celebrar a primeira década de atuação, o programa vai desenvolver uma série de atividades externas. O evento em comemoração ao Dia da Mulher é a primeira dessas atividades.

“Vamos promover um evento que possa retratar as organizações de mulheres negras, que ao longo do tempo tem exercido papel fundamental para autoestima da população em geral”, explica Marilu. “O PAB fará a interlocução entre a Assembleia e os movimentos sociais para saber como o Parlamento pode colaborar com esse evento”.

Uma das entidades que participará da comemoração é o Instituto Dulce Rita Cardoso, que trabalha na promoção da geração de renda para mulheres negras. Segundo Estela Maris Cardoso, representante da ONG, o evento do dia 13 de março é importante para fortalecer a presença da mulher na sociedade. “Temos que preparar nossas mulheres para ocupar seu espaço. Nossas mulheres precisam estar empoderadas, com a autoestima elevada”, considerou.

O que é o PAB
O PAB é um programa de ação afirmativa que oportuniza estágio no Poder Legislativo a jovens em situação de vulnerabilidade social. Os estagiários são selecionados por mais de 20 entidades sociais de Florianópolis, Biguaçu, São José e Palhoça, de acordo com critérios específicos.

Na seleção são levados em conta aspectos étnicos e de gênero, renda familiar (não superior a 2,5 salários mínimos), frequência escolar (nível médio ou superior) e vulnerabilidade habitacional. Os estagiários podem permanecer no programa pelo período de até dois anos, período no qual recebem bolsa-auxílio.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar