Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2012 - 15h41min

Orelhão permite acesso à internet sem fio no Centro de Florianópolis

Imprimir Enviar

O acesso à internet em praças públicas e nas ruas começa a virar uma realidade no Brasil, e Florianópolis é a primeira capital a utilizar esse tipo de serviço. Há um mês, foi instalado um telefone público da empresa de telefonia Oi, no Largo da Catedral Metropolitana, centro da cidade, que permite o uso da tecnologia Wi-Fi.
Trata-se de um protótipo para teste, mas o convênio com a prefeitura para a oficialização do serviço deve ocorrer nas próximas semanas. De acordo com Gonzalo Pereira, executivo de Relações Institucionais da Oi, já são realizados cerca de 150 acessos diários.
A instalação do aparelho oferece, além do telefone convencional, um sinal de internet que pode ser acessado gratuitamente a, no máximo, 50 metros de distância. Para poder entrar na rede, basta se cadastrar e receber o usuário e a senha. A ideia é chegar a 30 pontos até final de 2013.

“Capital da Inovação”
O primeiro orelhão Wi-Fi do Brasil registra resultados animadores e mostra que a população da cidade está atenta às inovações tecnológicas. A instalação dos orelhões de internet sem fio faz parte da estratégia de firmar Florianópolis como capital da inovação. A ideia surgiu após a divulgação de iniciativas semelhantes em outras cidades do mundo, como Nova York. Para as outras capitais a previsão é de instalação de 1.000 aparelhos até o fim do ano que vem.
“Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas comprova que Florianópolis é a capital com maior número de acessos proporcional ao número de habitantes”, destaca Pereira. O executivo informa que nos acessos posteriores, a conexão é automática.

Tempo de acesso será limitado
No protótipo, o tempo de uso é ilimitado, mas assim que for firmado o convênio com a prefeitura, cada usuário só poderá navegar gratuitamente por 15 minutos. Pereira explica que essa foi a forma encontrada para permitir que mais pessoas possam usar a internet.
“Depois dos primeiros 15 minutos é preciso comprar créditos como se faz com telefone pré-pago. O uso dos domínios “.jus” e “.gov”, no entanto, são ilimitados e gratuitos por oferecerem informações de utilidade pública”.
Os demais telefones serão instalados em locais de grande circulação e que ofereçam espaços para parar e sentar. “Todos os pontos serão escolhidos junto à prefeitura e de acordo com a legislação da telefonia pública determinada pela Anatel”, explica. (Michelle Dias)

Voltar