Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/07/2015 - 18h10min

Exército recebe treinamento para auxiliar população no cadastramento biométrico

Imprimir Enviar
FOTOS: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Teve início esta semana o treinamento dos soldados do exército que farão parte do grupo de apoio na realização do cadastramento biométrico obrigatório em sete municípios catarinenses. Visando acabar com as filas nos postos de atendimento, o termo de cooperação entre a Justiça Eleitoral e o Exército Brasileiro, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, disponibilizará após o treinamento aproximadamente 300 soldados capacitados para atender em Florianópolis, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Baguaçu e Blumenau.

Segundo a coordenadora biométrica de Florianópolis, Rosiane de Souza Catarina, ao fim do treinamento o atendimento nos postos será realizado das 9 às 19 horas,  com a atuação dos soldados a partir do dia 27 deste mês. Na ocasião, a servidora fez um alerta, lembrando que os eleitores que não cadastrarem a biometria até 26 de março de 2016 perderão o título de eleitor e terão o CPF cancelado. 

A coordenadora ressalta que existe a possibilidade do eleitor agendar pelo site do TRE o horário de atendimento nos postos. "Para os eleitores que ainda não se cadastraram devem se dirigir a um posto de atendimento da sua cidade portando documento oficial com foto, comprovante de residência que comprove sua moradia com a cidade em que vota e o título de eleitor antigo, se tiver", pontuou.

Treinamento  
Segundo o aspirante oficial, Kelvin Hermann, o treinamento iniciou com uma palestra referente aos aspectos sobre a cidadania, além de fornecer noções básicas da Justiça Eleitoral acompanhada de um treinamento teórico específico para o atendimento biométrico.

Hermann explica que durante os dias de treinamento os soldados inicialmente observam, na prática, os procedimentos realizados no cadastramento biométrico, com a revisão de dados, coleta de digitais e foto, além do recebimento do título anterior. "Após essa atividade passamos a atuar com monitoramento para na sequência estarmos aptos a realizar o cadastramento sozinhos", salientou.  

Na Capital o atendimento está ocorrendo no posto de atendimento localizado na Rua Bulcão Viana.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar