Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/09/2017 - 11h55min

Oficiais da Marinha visitam Alesc nas comemorações de 45 anos de formatura

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta sexta-feira (29), a visita de uma comitiva de oficiais da Marinha. A passagem pelo Legislativo faz parte da programação dos 45 anos de formatura da primeira turma de universitários a ingressar no quadro complementar da Marinha do Brasil, em 1972.

O presidente, deputado Silvio Dreveck (PP), recepcionou a turma de oficiais reformados no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e fez uma explanação sobre a economia, aspectos culturais e infraestrutura de Santa Catarina. “É uma honra muito grande receber os oficiais da turma de 1972, alguns catarinenses, e outros de vários estados”, disse Dreveck, que revelou sua admiração pelas forças armadas.O presidente foi presenteado com uma publicação sobre a história da primeira turma.

O catarinense Nilton Hipólito da Silva, 71, capitão de Fragata reformado, informou que o grupo de visitantes inclui 36 oficiais, de um total de 90 que ingressaram na turma (alguns já faleceram). O capitão de Mar e Guerra Rafael Ferreira, também catarinense, explicou que os oficiais do quadro complementar entraram para a Marinha por uma decisão tomada em 1971. “A Marinha então necessitava urgentemente de formação de pessoal e a Escola Naval não conseguia formar o suficiente para guarnecer os seus navios. Então lançou mão, pela primeira vez no Brasil, de universitários formados pelas nossas universidades brasileiras e escolas superiores devidamente reconhecidas pelo governo federal. Num curso de seis meses, tivemos que aprender todas as matérias profissionalizantes que eram dadas na Escola Naval”, relatou.

A formatura da turma foi realizada no dia 29 de setembro de 1972 e os novos oficiais passaram a integrar o Corpo da Armada (atividade fim da Marinha), de fuzileiros navais, intendentes ou engenheiros navais, pelo tempo de 30 anos, quando foram reformados (equivalente à aposentadoria) e entraram na reserva. A cerimônia de comemoração da formatura ocorrerá neste sábado (30), no Hotel Majestic.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar