Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/11/2024 - 18h35min

ODS da ONU pautam debates do 13º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Florianópolis

Imprimir Enviar
12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo em outubro de 2023

O maior encontro estadual de vereadores mirins vai reunir 1.200 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, nesta quarta-feira (6), das 8h30 às 16h30, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na Capital. Estudantes do Ensino Fundamental de 62 municípios catarinenses vão discutir o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na vida cotidiana e para a juventude. Durante todo o ano, nos seminários e conferências de formação, eles estudaram o tema e desenvolveram iniciativas em seus municípios com base em alguns dos ODS, formando um conjunto de 12 experiências que serão relatadas no encontro e, posteriormente, encaminhadas às Câmaras Municipais e à Assembleia Legislativa, de forma que essas iniciativas possam ser aproveitadas em leis ou políticas públicas para todo o estado.

Uma das iniciativas é da Câmara Mirim de Itajaí, que criou a Semana Municipal da Educação Financeira, relacionada aos ODSs que tratam da Redução das Desigualdades (10), Educação de Qualidade (4) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8). Em outubro o Projeto de Lei Ordinária foi avocado pela Mesa Diretora da Câmara e aprovado em duas votações, incluindo a iniciativa no calendário de eventos oficiais do município, prevendo uma semana de ações educativas para a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro e da relação equilibrada com o dinheiro nas decisões sobre finanças e consumo, como forma de prevenção à inadimplência ao superendividamento. As ações devem priorizar a população de crianças e adolescentes em idade escolar.

Outra experiência vem de Schroeder, onde os vereadores mirins apresentaram diversos projetos, incluindo um que estabelece a obrigatoriedade de fornecimento de absorventes em locais públicos, como escolas, postos de saúde e farmácias às mulherese, especialmente em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa está alinhada ao ODS 4 - Educação de Qualidade, já que a falta de acesso a absorventes pode contribuir para a evasão escolar entre meninas, durante o período menstrual. Garantir que tenham esses produtos disponíveis é fundamental para promover a educação de qualidade e a igualdade de gênero, prevista no ODS 5. O entendimento dos estudantes é que o acesso a produtos de higiene menstrual empodera as meninas e jovens assegurando dignidade e igualdade garantindo a permanência escolar.

Além dos relatos pela manhã e à tarde, o evento terá palestras com Fernando Assanti (jornalista, especialista em economia e meio ambiente, dedica-se à presidência do Instituto Selo Social, ONG que mobiliza, capacita, estimula e certifica organizações que ajudam a fazer do seu território um lugar melhor para as pessoas viverem) e Mahryan Sampaio Rodrigues (graduada em Relações Internacionais pela Febasp; especialista em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Unifesp. É embaixadora da Juventude da ONU pelo United Nations Office of Drugs and Crime; membro da Diretora da ONG I Know My Rights; diretora de Advocacy Climático do Instituto Perifa Sustentável; conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, entre outras funções).

A abertura está prevista para às 9h, com a participação do presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (Abel), Roberto Lamari, e da diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, entre outras autoridades. A diretora observa que a Escola do Legislativo incentiva a implantação do Programa Vereador Mirim nas câmaras municipais por acreditar que “os estudantes do Ensino Fundamental começam desde cedo a entender o processo legislativo, a importância da política, da cidadania, participando do processo político em seus municípios e, principalmente, começam a formar consciência cidadã, conhecer quais são seus direitos e deveres, qual o papel dos Poderes e como podem promover a mudança que eles querem para a sociedade.”

"O Programa Vereador Mirim  foi criado por resolução com o objetivo de estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política numa sociedade democrática", explica Léa Medeiros, gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola da Legislativa, responsável pelo projeto que existe há 14 anos.


Programação completa

07h30 – Recepção das delegações e Credenciamento
09h00 –  Abertura
09h30 – Palestra: Como trabalhar os ODS na vida cotidiana, com Fernando Assanti
11h15 – Relatos de experiências das Câmaras Mirins
12h30 –  Almoço
13h30 – Palestra: Os ODS e a juventude brasileira, com Mahryan Sampaio Rodrigues
15h30 – Relatos de experiências das Câmaras Mirins
16h30 - Encerramento

 

Voltar