Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2013 - 17h22min

Obra resgata trajetória de famílias alemãs em Santa Catarina

Imprimir Enviar

O livro “Entrelaços”, dos catarinenses Mitsi Westphal Taylor e Clarkson Sell, será lançado na noite desta quinta-feira (6), no hall da Assembleia Legislativa. A obra trata das relações estabelecidas em Santa Catarina entre várias famílias alemãs que migraram para o Brasil no século XIX.

Em 550 páginas, os autores contam como ocorreu esse entrelaçamento das famílias germânicas, por meio de casamentos celebrados entre seus descendentes. Três dessas famílias são destacadas na obra: Westphal, Schemper e Sell.

Os autores se basearam em pesquisas feitas junto a registros paroquiais luteranos e católicos, registros civis, documentos da administração da Província de Santa Catarina e da imigração germânica para o Brasil. Com 255 fotos, o livro consiste num documento importante sobre as origens da colônia alemã em território catarinense e sobre como os entrelaçamentos entre as famílias impactou em seus descendentes.

Os autores
Responsáveis pelo livro, Mitsi Taylor e Clarkson Sell são descendentes de alemães. Ela nasceu em Laguna e é bisneta dos imigrantes Jochim Martin August Westphal e Johanna Amalie Schlempes. Professora aposentada da Udesc e da UFSC, onde lecionou nos cursos de biblioteconomia, atualmente se dedica a estudar a imigração alemã e a genealogia.

Clarkson Sell nasceu em São José e é neto de alemães das famílias Sell e Westphal. Empresário do setor madeireiro, sempre teve como hobby a pesquisa genealógica das suas famílias, reunindo um importante acervo iconográfico e documental sobre elas.

Voltar