Obra “Causos e Versos” é lançada na Assembleia Legislativa
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL
As situações do cotidiano, registradas em forma de poesia. Assim é a obra “Causos e Versos”, lançada nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa, pelo professor Antônio Osvaldo Conci.
O livro de mais de 300 páginas é dividido em duas partes, com causos que abordam temas discursivos do cotidiano e 71 poesias sobre situações reais, com um tom de romance e valorização dos quatro elementos: Terra, Fogo, Ar, Água.
“Minha obra está ligada a fatos verdadeiros, mas eu trago um pouco de história, de amor, e de poesia romântica para estas situações, deixando uma mensagem positiva ao fim de cada causo e verso ”.
Esta é a primeira obra lançada pelo professor Conci, aos 87 anos, a após a ampla experiência na área da educação, onde se dedicou por 60 anos. “Me aposentei como professor, mas senti que não podia ficar parado. Esta é a minha primeira obra e eu espero lançar outra no futuro”.
O lançamento literário no Parlamento catarinense se deu a partir de um convite do deputado licenciado Altair Silva (PP).
Na cerimônia, o deputado Pedrão (PP), ressaltou a importância do espaço para a valorização da literatura do Estado. “É importante porque eterniza não só nos anais desta Casa, mas na história de Santa Catarina, o nascimento de uma obra tão grandiosa, de conhecimento, de coração e de empatia. A Assembleia Legislativa precisa, cada vez mais, abrir espaços como este”.
Prestigiaram o lançamento da obra o presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, a presidente do Instituto Histórico Geográfico do Oeste Catarinense, Eliane Huning Corona, entre outras autoridades, amigos, e apreciadores da obra do escritor.
Sobre a autor
O professor Antônio Osvaldo Conci nasceu na localidade de Porto Novo, às margens do Rio Uruguai, no lado do Rio Grande do Sul.
É licenciado em Sociologia, Psicologia e Filosofia, além de ser advogado e pós-graduado em Administração Pública.
Exerceu diversas funções públicas, mas sua atividade principal sempre foi o Magistério, com atuação na Fundeste, Funesc, Unoesc e Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
Se aposentou como professor Lente Catedrático.
Atualmente mora no município de Chapecó, no oeste do estado.
Agência AL