Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/03/2013 - 13h19min

OAB-SC vai levar noções de Direito, Justiça, Ética e Cidadania às escolas

Imprimir Enviar
Projeto foi lançado em evento na sede da OAB-SC. Foto: Fábio Queiroz/Agência AL

Gestores de 200 escolas da Grande Florianópolis participaram na manhã desta quinta-feira (7) do lançamento do projeto OAB Vai à Escola. A iniciativa, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Santa Catarina (OAB-SC), com apoio da Secretaria de Estado da Educação, pretende levar aos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino noções básicas de Direito, Justiça, Cidadania e Ética. O evento foi realizado na sede da entidade, na Capital.

A capacitação, explicou a presidente da comissão que coordena o projeto, Ana Paula Travisani, será feita por meio de palestras ministradas por voluntários da própria entidade. Os temas abordados serão comuns ao ambiente escolar e de interesse dos jovens, tais como bullying, diversidade sexual, direitos humanos, discriminação, e prevenção ao uso de drogas.

Outro objetivo, disse Ana Paula, é instruir professores e pais de alunos sobre a legislação que rege a educação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Constituição Federal, além do papel de órgãos como o Conselho Tutelar e Ministério Público. “O magistério precisa saber como agir em situações de conflito, negligência ou vulnerabilidade de seus alunos”.

Apoio à cidadania
A idéia, afirmou o presidente da OAB-SC, Tullo Cavallazzi Filho, é levar o projeto a todos os municípios catarinenses onde a entidade possui seccionais. Primeiramente, serão atendidas as escolas públicas e, posteriormente, as particulares. “Este projeto, estimulado pelo do conselho federal da entidade, é inovador e contribuirá para a melhoria da formação de toda a comunidade escolar. Pretendemos, a seguir, estadualizá-lo para dar mais amplitude e eficácia às suas ações”.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, afirmou que iniciativas de entidades como a OAB são bem-vindas, pois agregam novos conceitos à formação curricular dos estudantes. “A educação é uma preocupação de toda a sociedade. E entidades como a OAB podem contribuir para o aprimoramento, levando conceitos de Direito e Cidadania à comunidade escolar, o que contribuirá para a formação de bons cidadãos”.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar