Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/12/2015 - 15h13min

Núcleo de Promoção e Inclusão Social entrega certificados para estagiários

Imprimir Enviar

Os estagiários do Programa Antonieta de Barros de Estágios Especiais (PAB), da Assembleia Legislativa, receberam, na última sexta-feira (11), seus certificados de conclusão da Formação Continuada do ano de 2015. A iniciativa é do Núcleo de Promoção e Inclusão Social, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Uma das atividades de fechamento do ano, coordenada pela servidora do núcleo, Claudia Regina Kremer, contou com a leitura e reflexão sobre o texto A pedra no caminho. "Muitas vezes desviamo-nos do nosso caminho para não encarar a realidade e suas dificuldades. Com isso, podemos nos privar de coisas boas no futuro", avaliou Claudia com os estagiários.

Além desta reflexão e avaliação das atividades do ano, feita pelos estagiários, eles participaram da abertura da exposição com suas pinturas, inspiradas no artista plástico espanhol Joan Miró, no Hall da Escola do Legislativo - espaço inaugurado recentemente para abrigar exposições e apresentações artísticas - onde também receberam seus certificados.

"Após visitarmos a exposição do Miró, no Centro Integrado de Cultura (CIC), participamos de uma palestra com o artista plástico Décio David que falou sobre as obras e, então, fazer a releitura de suas obras foi uma ideia conjunta dos coordenadores do programa e dos estagiários", explica Júlia Caroline de Souza, de 17 anos, estudante do segundo ano do ensino médio.

Segundo Júlia, desenhar nunca foi seu forte e ela não acreditava que seria capaz de desenvolver uma obra de arte, mas conta que depois dessa experiência teve vontade de continuar.

Para Maycon de Souza, estudante do terceiro ano do ensino médio, participar do Programa Antonieta de Barros é uma experiência única. "Fazer estágio na Assembleia Legislativa me possibilitou conhecer outros mundos, outras classes sociais, aprender e sentir que sou capaz de me relacionar e me colocar no mercado de trabalho", enfatizou.

Formação continuada
Com o objetivo de orientar profissionalmente e socialmente os estagiários do PAB, a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, realiza durante todo o ano cursos de formação continuada. Um dos assuntos abordados em 2015 foi a redução da maioridade penal. Nesta oportunidade, o juiz de Direito, Alexandre Takaschima, falou sobre os direitos e garantias fundamentais da juventude e da adolescência e orientou os jovens sobre as unidades judiciais de primeiro grau acerca das normas e procedimentos relativos às questões da infância e juventude, e da execução penal.

O PAB
O Programa Antonieta de Barros, instituído pela Lei 13.075/2004, é um programa de ação afirmativa que tem o escopo de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, levando em conta a sua condição de vulnerabilidade social, étnica, de gênero ou deficiência. Ao longo de 11 anos de existência, já passaram pelo PAB 282 jovens, que desempenharam funções nos setores administrativos do Poder Legislativo. Os estagiários recebem qualificação e acompanhamento pela equipe técnica do programa.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar