Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/10/2017 - 16h26min

Novo prédio para a Alesc e crise do leite repercutem no plenário

Imprimir Enviar

A compra de um novo prédio para abrigar o setor administrativo da Assembleia e a queda no preço do leite foram duramente criticados na sessão desta quarta-feira (25). “Não sou contra a aquisição de prédio, questiono a forma. Se precisar entrar com ação judicial, o deputado Mario Marcondes vai entrar”, avisou o representante do PSDB.

Marcondes discordou da publicação do edital apenas nos diários oficiais do Estado e da Assembleia “Quem lê diário oficial? Algum corretor, dono de imobiliária, dono de prédio? Liguei para preguntar se tinha processo administrativo para chegar àquela conclusão, porque só faltou dar a cor do prédio, e o que que me foi dito é que não tem processo”, informou o parlamentar.

Maurício Eskudlark (PR) concordou com o colega. “Os atos requerem transparência, qualquer ato que envolva o dinheiro público precisa desse trabalho e desse acompanhamento”, opinou Eskudlark.

Já Dirceu Dresch (PT) noticiou que ainda não há solução para a crise do leite.

“Infelizmente as conversas em Brasília não são nada animadoras, não há dinheiro, mas será que não há dinheiro para outros setores? Será que não é uma questão de prioridade”, questionou o deputado.

De acordo com Dresch, os produtores reivindicaram do Ministério da Agricultura R$ 1 bilhão para compras públicas e de estoques reguladores, além de publicidade institucional para aumentar o consumo. “A perda é muito grande, somente no Extremo-Oeste chega a R$ 22 milhões mês”, argumentou o representante de Saudades.

Seminário de agroecologia
Padre Pedro Baldissera (PT) convidou os colegas e os catarinenses para participarem de seminário sobre agroecologia que acontecerá dias 26 e 27 de outubro em Santa Rosa de Lima.

“Virão vários especialistas brasileiros e de outros países, como o professor Ernesto Mendes, de Vermont, dos EUA, um dos maiores pesquisadores na área da produção orgânica. Também acontecerão oficinas sobre melipolicultura, sementes crioulas, agricultura urbana, plantas medicinais, certificação, agroturismo, além de uma feira de sementes”, declarou Padre Pedro.

César Valduga (PCdoB) registrou que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta. “São 7,2 kg por ano por habitante, já o americano consome 1,8 kg”, comparou Valduga.

Eleonora Menicucci
Ana Paula Lima (PT) repercutiu decisão da Justiça de segunda instância que revogou condenação imposta à ex-ministra Eleonora Menicucci, acusada de causar danos morais.

“Foi condenada depois de se manifestar contra a cultura do estupro, mas por 2 votos a 1 a cultura do estupro foi condenada”, comemorou Ana Paula, que lamentou a ocorrência de 1.895 registros de estupros em Santa Catarina em 2017.

UCE e o PCdoB
Cesar Valduga comunicou a posse da nova diretoria da União Catarinense das e dos Estudantes (UCE). “A UCE sempre esteve ao lado dos trabalhadores e da soberania nacional”, afirmou Valduga.

O representante de Chapecó também informou que o PCdoB elegeu um novo presidente estadual. “A conferência estadual do PCdoB escolheu o advogado e ex-vereador de Criciúma, Douglas Marcos, para conduzir o partido no próximo biênio”.

Inspeção sanitária
Valdir Cobalchini (PMDB) explicou que protocolou projeto de lei para permitir que os produtos inspecionados pelo sistema municipal possam ser comercializados regionalmente.

“O projeto atinge a vida dos agricultores familiares e dos proprietários de pequenas agroindústrias. O objetivo é ampliar a área de comercialização dos produtos agrícolas com um serviço de inspeção municipal, que poderão ser vendidos dentro de uma região, sem a necessidade de uma inspeção estadual”, descreveu Cobalchini.

Dinheiro para a Celesc
Cobalchini defendeu  a aprovação, pela CCJ, de projeto de lei que autoriza a Celesc a contratar empréstimo. “O projeto busca o financiamento da Celesc para obras de substituição de redes e construção de subestações, será o maior investimento do nosso estado”, garantiu o parlamentar.

Policiais civis
Maurício Eskudlark voltou a criticar o governo do estado por causa das aposentadorias e das promoções dos policiais civis.

"O governo está contestando o direito à aposentadoria especial e têm 1.302 promoções paradas, a Casa Civil mandou para o grupo gestor e este diz que não pode dar (as promoções) porque as dificuldades financeiras são grandes, mas servidores de outros órgãos estão sendo promovidos e a Defensoria Pública mais que dobrou gratificações e salários”, revelou Eskudlark.

Dia do engenheiro civil
Serafim Venzon (PSDB) homenageou os engenheiros civis pela passagem do seu dia, 25 de outubro. “Hoje é dia do engenheiro civil, são mais de 35 mil em Santa Catarina, um grupo de profissionais que promove o desenvolvimento social e econômico”, discursou Venzon, acrescentando que são indispensáveis à ampliação da infraestrutura, como a construção de edifícios, túneis, metrôs e aeroportos.

Espetáculo de audiência
Mauro de Nadal, líder da bancada do PMDB, parabenizou os profissionais que atual na TVAL. “É um espetáculo de audiência, são 18 anos de atividades do veículo que permite total transparência ao Legislativo, com transmissão ao vivo das sessões plenárias e das comissões, nossos parabéns aos seus profissionais por esta data especial, é o reconhecimento da bancada do PMDB a esta história”.

SC-290 e SC-160
Mauro de Nadal pediu a atenção do governo do estado para a situação precária das rodovias que cortam o Extremo-Oeste barriga-verde, com destaque para a SC-290 e SC-160. “Com essas chuvas muitos trechos se tornaram intransitáveis, por isso apelo para que o governo, agora que estão formalizando os últimos detalhes do Fundam, atenda o nosso Extremo-Oeste”.

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar