Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/08/2016 - 10h58min

Novo Portal Transparência do Icom oferece mais funcionalidade

Imprimir Enviar
Portal reformulado oferece um layout mais intuitivo aos usuários e pode ser acessado por meio de tablets e smartphones

Organizações da sociedade civil que buscam fortalecer e dar transparência a sua gestão agora contam com uma plataforma mais dinâmica e funcional, o novo Portal Transparência (www.portaltransparencia.org.br) do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom). Entre as facilidades, o portal oferece um layout mais intuitivo aos usuários e pode ser acessado por meio de tablets e smartphones. Os filtros de busca foram aprimorados e, por meio de georreferenciamento, as entidades podem ser encontradas diretamente em um mapa das Organizações Não Governamentais (ONGs).

O portal reformulado também traz a atualização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As ONGs podem alinhar suas ações para dizer qual objetivo estão ajudando a cumprir. A coordenadora do projeto Portal Transparência, Aline Venturi, explicou que a plataforma foi construída com base nas necessidades das organizações, como uma ferramenta de apoio a suas atividades, para suprir dificuldades como avaliação de resultados e governança.

“A nossa expectativa é de que o portal seja um grande gerador de estatísticas e resultados das organizações em âmbito nacional. Trazer essa transparência, dizer quanto as organizações estão aplicando seus objetivos na sociedade, é de extrema importância para o seu trabalho continuar”, destaca Aline. Ela acredita que, com o uso disseminado dessa ferramenta pelas organizações será possível compreender melhor como o investimento social está distribuído.  Atualmente, há 340 entidades cadastradas no portal, sendo 181 de Santa Catarina. A meta do Icom é atingir 10 mil organizações em todo o país.

Certificação de Responsabilidade Social
Muitas entidades utilizam o Portal Transparência para prestar contas de suas atividades à sociedade. O portal, quando completamente preenchido pela organização, gera um relatório de atividades anual, que é público. Esse documento pode ser utilizado pelas ONGs para inscrição na Certificação de Responsabilidade Social promovida pela Assembleia Legislativa, por exemplo, porque o relatório substitui o balanço socioambiental como exigência para participação na premiação. Enquanto os modelos de balanço socioambientais são voltados para organizações empresariais, o modelo desenvolvido pelo Icom é voltado para as organizações sociais. “A maioria das pequenas e médias organizações que se inscrevem no prêmio o fazem porque elas têm a facilidade do relatório que o portal gera”, explicou a coordenadora.

A Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), organização de Florianópolis que promove ações socioassistenciais voltadas a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, recebeu o certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa em 2015. “Esse instrumento, o Portal Transparência, nos ajudou a ver a possibilidade de outros indicadores, outras formas de captar informações para trazer mais valorização para a Aebas. Percebemos que muitos indicadores serviriam para um processo educativo. Usamos o resultado do Portal Transparência para nos inscrever na certificação, fomos contemplados, então valeu muito a pena o esforço”, disse a diretora-financeira da ONG, Cíntia Mendonça.

A Aebas atende 300 crianças e adolescentes em quatro centros de assistência social da Grande Florianópolis, com oficinas socioeducativas e acompanhamento sociofamiliar. A entidade tem 61 anos e conta com 600 associados. Os projetos são mantidos com a contribuição dos associados e por convênios com o poder público.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar