Noite de homenagens marca os 30 anos de fundação do Sicoob-Crediauc
Os 30 anos de atuação da Cooperativa de Crédito Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense (Sicoob - Crediauc), fundada em novembro de 1984, no Oeste catarinense, foram comemorados nesta sexta-feira (7), em Concórdia, sede da primeira agência da cooperativa. Em solenidade proposta pelo deputado Moacir Sopelsa (PMDB), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu uma noite de homenagens ao sócios fundadores e colaboradores, pela trajetória de sucesso e as grandes conquistas ao longo dessas três décadas.
O evento prestigiado por autoridades, representantes de associações, entidades e funcionários, teve início com a apresentação um vídeo institucional destacando o trabalho da cooperativa, atualmente presente em praticamente todos os municípios do Alto Uruguai catarinense, com 170 funcionários e administra mais de R$ 450 milhões em ativos.
Representante da região no Parlamento catarinense, Sopelsa falou sobre a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Sicoob durante esses anos. Ao considerar de extremo potencial o trabalho desenvolvido pela instituição, o parlamentar afirmou que a entidade venceu muitos desafios e hoje alcança mais de 30 mil associados.
“Essa homenagem ao Sicoob se estende ao povo de Concórdia. Quando o município não tinha o Banco do Brasil, apenas bancos privados, os agricultores e empresários tinham que recorrer à cidade de Joaçaba para fazer financiamentos. Com a chegada dos bancos, nasceu o banco das cooperativas, em Concórdia, o Sicoob Crediauc, que atende principalmente os agriculturos da região. Esse é um banco que pertence aos seus associados diferente de um banco privado”, destacou.
Ao prestigiar o evento, o deputado Neodi Saretta (PT) ressaltou o papel fundamental das cooperativas de crédito na economia de Santa Catarina, e o Sicoob sendo uma das maiores cooperativas do estado cumpre uma missão importantíssima de desenvolver a economia da região. “Esta é uma homenagem justa e merecida por uma trabalho bem realizado por seus fundadores e colaboradores”, frisou.
A presidente da cooperativa, Maria Luisa Lasarim, revela que a entidade, mesmo passando por algum momento de dificuldade, chega hoje a vivenciar uma fase de franco crescimento. “A cooperativa é um nome forte e consolidado na atualidade, disponibilizando aos associados tudo o que os demais bancos oferecem. Um marco na história da cooperativa foi a livre admissão a partir de 2006, o que permite que qualquer pessoa física ou jurídica seja um associado do Sicoob Crediauc”, explica.
Em nome dos homenageados da noite, o sócio-fundador Lotário Rauber relembrou os primeiros passos dados pela cooperativa, cujo o sonho era grande, mas que não se acreditava chegar tão longe. “Sem dúvida foi uma grande conquista para Concórdia, especialmente para os colonos. O trabalho realizado pelo banco Sicoob é visto com grande satisfação para seus associados. É com grande emoção que recebemos essas importante homenagem”, apontou.
Presidente da Copérdia, Valdemar Bordgnon, disse que o cooperativismo para região é necessário. “Composta por pequenas propriedades, com pequenos produtores é necessário ter uma assistência como o sistema Sicoob, que proporciona a oportunidade de ter melhores condições de ir para o mercado e comercializar seus produtos. Esse mecanismo ajuda o produtor crescer e se desenvolver”, explica.
O prefeito de Concórdia, João Girardi (PT), mencionou que o trabalho que envolve pessoas e dinheiro público é visto como uma grande missão. “É com essa responsabilidade que ao longo dessa jornada de trabalho o Sicoob atua adquirindo o respeito e valor revelado esta noite”, comentou.
Sicoob Crediauc
Desde a sua fundação em 8 de novembro de 1984, o Sicoob-Crediauc visa contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos cooperados, por meio da cooperação financeira e de serviços, promovendo a melhoria da qualidade de vida nos municípios do Alto Uruguai catarinense.
Em 22 anos de atividades, de 1984 até 2006, a cooperativa de crédito atuou somente no segmento rural, até que submeteu a apreciação do Banco Central do Brasil, projeto para transformação em cooperativa de livre admissão de associados, passando a operar neste novo regime após aprovação em Assembléia Geral Extraordinária.
Atualmente, a cooperativa compreende 14 municípios do Alto Uruguai e na atualidade o Sicoob-Crediauc conta com mais de 25 mil associados. Seu Conselho de Administração é composto de nove membros, com gestão quadrianual, e o Conselho Fiscal, composto de seis membros, com mandato de dois anos.
Sala de Imprensa