Neti da UFSC combina ensino e geração de conhecimento
Com a proposta de formar multiplicadores de conhecimento e proporcionar atividades físicas e sociais para o público da terceira idade, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), mantido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferecerá neste ano 20 cursos e oficinas para pessoas com idade entre os 50 e 85 anos.
Criado em 1982, o núcleo é considerado o maior projeto de extensão da UFSC em atividade, pelo qual, somente nos últimos quatro anos, passaram cerca de 3 mil alunos. “Neste semestre foram ofertadas mais 800 vagas, entre cursos, oficinas, atividades e projetos, todos gratuitos e abertos à comunidade”, destaca a coordenadora do Neti, Jordelina Schier.
Os cursos abrangem diversas áreas, tais como idiomas (alemão, inglês, francês, italiano, espanhol e esperanto), informática, Previdência Social e criação literária, todos no período diurno e com aulas uma vez por semana. A programação das disciplinas, destaca Jordelina, leva em conta o atual perfil das pessoas que se encontram na terceira idade. “São pessoas que procuram exercem plenamente a sua cidadania, realizar coisas e continuar contribuindo para a sociedade, sem deixar de lado a própria realização pessoal.”
O projeto, disse, também incentiva os alunos a levar o conhecimento adquirido às comunidades em que vivem. “Queremos que eles transformem a própria vida e dos que estão ao seu redor, seja a família, o grupo da igreja ou em uma ação social.”
Outro foco do Neti, ressalta a coordenadora, é proporcionar aos professores da UFSC um campo de estudos sobre o processo de envelhecimento da população. “Muitas atividades e serviços disponibilizados, tais como as orientações nutricionais e grupos de acompanhamento a portadores do mal de Parkinson, são derivados de projetos desenvolvidos pelos docentes da instituição. Além de atender a comunidade, o Neti tem essa característica, de gerar conhecimento.”
Realização pessoal
Morador de Florianópolis, Sérgio Venturelli sentiu necessidade de buscar novos conhecimentos e desenvolver uma atividade física após a aposentadoria. A escolha, disse o ex-bancário de 72 anos, recaiu sobre os cursos oferecidos pelo Neti, onde já cursou aulas de dança e de contador de histórias e agora pretende estudar inglês.
“Procurei o núcleo porque senti necessidade de fazer algo diferente, fazer novas amizades. Fiquei surpreso com o carinho dos professores, que trazem para os alunos coisas tão boas. Por isso, já renovei minha matrícula e vou continuar a estudar.”
Inscrições são prorrogadas
Apesar do período de inscrições já ter se encerrado, dez cursos ainda se encontram com vagas disponíveis, podendo ser preenchidas até o dia 13 de março. Para a matrícula é necessária a apresentação do RG, CPF e endereço residencial.
Os interessados podem se inscrever em dois cursos simultaneamente. A única exigência é que o candidato tenha mais de 50 anos e se matricule pessoalmente. “Oficialmente, a terceira idade começa aos 60, mas aceitamos alunos a partir dos 50 anos, pois o envelhecimento é algo que acontece gradualmente e pode exigir uma preparação. Já a matrícula presencial serve pra reforçar que a participação do aluno é espontânea e não uma exigência familiar”, explica Jordelina.
Cursos com vagas disponíveis
- Grupo de Encontro: 5 vagas
- Oficina de Estimulação da Memória para Idosos: 1 vaga
- Previdência e Cidadania: 12 vagas
- Qualidade de Vida: 2 vagas
- Alemão Básico: 2 vagas
- Esperanto: 3 vagas
- Contadores de História: 3 vagas
- Monitores da Ação Gerontológica: 8 vagas
- Espanhol 1: 11 vagas
- Avós da Universidade: 16 vagas
Agência AL