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19/03/2009 - 12h32min

Índices comprovam qualidade no ensino de alguns municípios catarinenses

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Deputado Lício Mauro da Silveira (PP)
A conquista em âmbito nacional dos municípios de Meleiro, Iporã do Oeste e Lacerdópolis, que alcançaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) projetado pelo Ministério da Educação (MEC), foi mencionada pelo deputado Lício Mauro da Silveira (PP), na manhã de hoje (19). O parlamentar aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos com a educação da região - professores, alunos, pais e voluntários. Segundo Lício, os municípios estão superando suas próprias limitações, tanto geográficas, quanto populacional e financeira, mostrando que a educação proposta às crianças e aos adolescentes vem sendo aplicada com seriedade e, acima de tudo, com qualidade. Lício ressaltou que o IDEB, criado para medir o desenvolvimento e a qualidade do ensino brasileiro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental tem como meta nota 6,0, índice comparável aos demais países desenvolvidos. “Diante da média de Meleiro, 6,2, Iporã do Oeste, 6,5, e Lacerdópolis, 6,3, está comprovado o esforço dos educadores”, frisou. Porém, mencionou que não concorda com a mensuração do ensino brasileiro, uma vez que o MEC está subestimando a capacidade educacional do profissional das instituições nacionais. Isso porque, para ele, os professores estão suportando o peso de alunos que chegam à escola com problemas emocionais resultantes de situações familiares, crianças mal alimentas, sem condições mínimas para estudar e concentrar-se nas atividades escolares. Mesmo com essas dificuldades as instituições buscam alcançar níveis satisfatórios. “A conquista dos três municípios revela que o brasileiro é um ser diferenciado, que vive surpreendendo, mostrando que nem tudo está perdido. Que estes três municípios sirvam de exemplo para os nossos governantes e para que as secretarias de Estado e municípios analisem e tratem a educação como ela precisa ser tratada”, argumentou. (Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc)
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