Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2015 - 10h54min

Nabshow foca na seriedade do rádio e da TV contra a pulverização da Internet

Imprimir Enviar
Evento anual é a maior feira de tecnologia para a transmissão de rádio e tv do mundo FOTO: Guilherme Deczka / Divulgação

Mais de 100 mil visitantes do mundo todo são esperados na edição 2015 da Nabshow que acontece durante toda esta semana no Centro de Convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos e é organizado pela Associação Americana de Broadcasters (NAB – National Association of Broadcasters).

Gordon Smith, presidente da entidade, fez o tradicional discurso de boas vindas ao público e à imprensa já repetido há 5 anos desde que assumiu como presidente da Associação.  Segundo ele, quando assumiu o cargo mais importante da NAB, o mundo vivia uma ameaça da Internet contra os meios tradicionais.  Uma situação que foi completamente contornada pelos veículos de comunicação do mundo todo.

“Se olharmos o mundo 5 anos atrás, nós tínhamos em torno de 200 milhões de websites.  Hoje já são mais de 1 bilhão de websites em todo o mundo.  Atualmente, o público assiste a centenas de milhares de horas de vídeo no Youtube, publica mais de meio bilhão de Tweets diariamente.  Mas o que o espectador encontra na Internet?   Talvez um caloroso debate sobre a cor de um vestido.  Preto e azul ou branco e dourado?”

Por meio de um exemplo simples e conhecido pelo mundo todo, Smith tentou justificar a existência dos meios tradicionais, rádio e TV, por sua seriedade e credibilidade.  “Tristemente nós nos tornamos uma sociedade fragmentada.  Mas e se não existissem o rádio e a TV?  E se não existissem meios de comunicação que pudessem avisar a população sobre eventuais perigos e como manter-se em segurança? E se não houvessem veículos sérios para divulgar em tempo real a corrupção do governo?  Sugiro que reflitam sobre o assunto, pois são os meios de comunicação que nos unem em comunidade”, completou Smith.

Não há dúvidas de que emissoras de rádio e TV têm utilizado, e muito, todas as ferramentas possíveis de Internet para agregar valor a seus produtos.  Interatividade de ouvinte com emissora de rádio por meio da Internet e mídia social não é nenhuma novidade.  Ainda, segundo dados da NAB, a maioria dos adultos nos Estados Unidos recebe notícias diárias a partir de programas jornalísticos no Rádio, na TV e canais de Internet.  A Nabshow 2015 é uma oportunidade de mostrar ao mundo todo como a indústria da informação está crescendo e inovando a cada ano.

Além da interatividade já explorada há vários anos no evento, Smith anunciou algumas das suas apostas tecnológicas para o evento deste ano: A tecnologia 4K Ultra-HDTV, que oferece mais resolução e contraste para as transmissões de TV, a chegada do 8K, além das startups de tecnologia que passaram os últimos 12 meses em mentoria da própria NAB para apresentar ao mercado mundial suas inovações.

O entusiasmo do discurso de Gordon Smith na abertura da feira contagiou expositores e conferencistas que acreditam no valor essencial do broadcast  para a comunidade e na importância cada vez maior para as próximas gerações.

(Guilherme Deczka) 

Voltar