Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/02/2013 - 18h25min

Na Fiesc, Ponticelli defende novo impulso à indústria carbonífera

Imprimir Enviar
Deputado Joares Ponticelli na reunião da diretoria da Fiesc. Foto: Sílvio Gomes

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), foi o convidado da reunião de fevereiro da diretoria do Sistema Federação das Indústrias (Sistema Fiesc). O parlamentar destacou sua proposta de impulsionar novamente a indústria carbonífera do Estado como forma de retomar o setor no Sul e suprir a demanda energética do país.

"A energia que o Brasil precisa está no carvão. Hoje há preconceitos e acordos que impedem o uso do carvão. Mas a tecnologia evoluiu: a Alemanha, por exemplo, usa carvão em grande escala e é ecologicamente correta", defendeu Ponticelli, que no início no mês recebeu o presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte. Na ocasião, Côrte propôs uma agenda conjunta de trabalho entre as duas entidades.

O presidente do Sistema Fiesc anunciou que levou a temática do carvão ao presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, e que fará o mesmo com os presidentes das federações do Paraná e Rio Grande do Sul. Côrte disse que a pauta de prioridades da Assembleia tem o apoio da entidade.

Código Ambiental
Na Fiesc, Ponticelli também garantiu que os industriais terão voz no processo de adaptação do código ambiental catarinense ao código florestal nacional. "É preciso ajustar as duas legislações, para não haver conflito", explicou. Côrte destacou que a Fiesc apoia as frentes de trabalho do Parlamento. "São assuntos que temos interesse em apoiar e desenvolver, porque são importantes para o desenvolvimento do Estado e para a qualidade de vida da população", afirmou.

O presidente da Assembleia também disse que atualmente mobiliza os 40 deputados estaduais para o lançamento da agenda legislativa da indústria, que a Fiesc deve realizar nos próximos meses. O documento anual apresenta o posicionamento do setor sobre projetos em tramitação no legislativo.

Diogo Honorato
Assessoria de Imprensa do Sistema Fiesc

Voltar