Músicos pedem apoio da Presidência a projeto social
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), conheceu hoje um projeto na área musical desenvolvido por professores voluntários em São José. O projeto foi apresentado na Presidência por um grupo de músicos, acompanhados do secretário regional da Grande Florianópolis, Clony Capistrano. Os voluntários buscam apoio institucional para aquisição de instrumental e fortalecimento do projeto.
Idealizador do projeto, o professor Maykon Leandro da Silva, frisou a importância da formação de jovens instrumentistas e o viés social do trabalho realizado, que “funciona como prevenção e combate aos desvios de conduta de adolescentes e jovens que estavam ociosos”. Maykon desenvolveu uma metodologia chamada de Sistema Integrado de Desenvolvimento e Educação Musical (Sidema) e acredita que esse método poderia ser replicado em iniciativas por todo o estado.
O secretário Clony Capistrano referendou o trabalho realizado pelos professores voluntários, que dedicam parte de seu tempo ao ensino da música instrumental, sem remuneração. “Com apoio ao projeto e aquisição de instrumentos, eles podem se desenvolver muito mais. É um trabalho social, de cunho cultural”, disse.
Romildo Titon elogiou a iniciativa. “Eu acredito nas pessoas que prestam serviço voluntário, que se preocupam com a comunidade e com a profissionalização dos jovens. E a música é uma atividade muito positiva.” Conforme o presidente, a Assembleia Legislativa procurará ser parceira da iniciativa.
Agência AL