Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2015 - 13h14min

Município de Presidente Getúlio sedia 19ª Expofeira Estadual do Leite

Imprimir Enviar
Município do Alto Vale é uma das principais bacias leiteiras de Santa Catarina. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Considerado uma das maiores bacias leiteiras do Alto Vale do Itajaí, o município de Presidente Getúlio sedia no fim de semana a 19ª Expofeira Estadual do Leite. A festa que este ano marca os 111 anos de emancipação da cidade, comemorados no próximo dia 1º, reuniu inúmeras autoridades  e catarinenses, na abertura oficial realizada na noite de quinta-feira (28), no Parque de Exposição do município.

Organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura, em parceria com Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Rural Agrícola (Cidasc), a Expofeira, considerada a maior festa do município, tem entre suas principais atrações o Desfile Alegórico, Concurso Nacional de Tomadores de Leite em Metro, Banho de Leite, Feira de Negócios, Noite Artística Cultural, Shows, Bailes, Seminário da Agricultura, Torneio Leiteiro, Palácio do Leite, comida típica, Casa da Getulina.

Para o prefeito de Presidente Getúlio, Nilson Francisco Stainsack, o sucesso da feira ao longo dos anos mostra que o município está no caminho certo. Segundo ele, além de valorizar o agricultor, bem como mostrar a força do gado leiteiro, a cidade se destaca pela qualidade genética dos animais. “Com 65 mil litros de leites produzidos ao dia, nosso município é a segunda maior bacia leiteira de Santa Catarina. A cada dia nosso produtor busca melhor a qualidade do leite, voltando sua atenção para a qualidade genética das vacas leiteiras”, frisou.  

Como na edição anterior, Stainsack destaca que a festa em 2015 contará pontos para o ranking da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos. “O ranking leiteiro busca valorizará ainda mais a genética do gado de Presidente Getúlio, além de classificar os melhores animais de Santa Catarina gerando ao longo da Expofeira muitos negócios e atraindo agricultores de outros estados como, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás”, observou.   

Representante da região no Parlamento catarinense, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Aldo Schneider (PMDB), lembrou que os 16 mil habitantes que vivem em Presidente Getúlio são exemplo de pessoas que acreditam em uma nova proposta de desenvolvimento. “Há muitos anos a plantação do fumo predominava, hoje a realidade mostra que o investimento no setor leiteiro trouxe muitos proveitos para a região do Alto Vale”, afirmou.

O deputado Jean Kuhlmann (PSD) ressaltou que a Expofeira fortalece o setor leiteiro em Santa Catarina. “Além de demonstrar a tradição da região, com a exposição da cultura e gastronomia local revela seu potencial econômico, aquecendo o setor com a aquisição de negócios”, comentou.

Expansão
O secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, lembrou que a atividade leiteira é o setor que mais cresce no estado, com uma taxa de aproximadamente 10% ao ano, e que possui grandes avanços tecnológicos para incorporar. “Eventos como este promovem a produção e principalmente permitem a inclusão de muitos agricultores familiares. Sem duvida uma atividade que traz para essas famílias um equilíbrio e estabilidade financeira.”    

Já o diretor de exposição Giovani Riscarolli conta que o evento é uma oportunidade que os produtores têm de mostrar e fazer negócios com seus animais, sem lucro inicial, mas com uma grande divulgação. “Durante nosso torneio acontecem dois julgamentos: o morfológico, que avalia a criação e o animal em geral, e o segundo julgamento, a produção de leite.”

O ganhador da produção de leite, ao final do julgamento, ganha o tradicional banho de leite.     O diretor explica que a iniciativa mostra que o animal que participará do julgamento na festa e estar entre os classificados terá uma grande importância estadual e uma valorização ainda maior.

Com 13 animais expostos, o produtor rural Marcelo Geiser conta que a boa produção está ligada não apenas à genética, mas à alimentação de qualidade, manejo e especialmente gostar do que se faz. Segundo ele, investimento em genética, como a importação de sêmem americano ou do Canadá, é importante. Participante fiel do torneio leiteiro em Presidente Getúlio, o produtor conta orgulhoso que já ganhou o torneio seis anos consecutivos, com a vaca holandesa que mais produz leite: cerca de 55 litros diários.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar