Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/12/2014 - 11h23min

Município de Florianópolis inicia coleta seletiva de vidro

Imprimir Enviar
Primeiros contentores de vidro foram disponibilizados na área continental de Florianópolis. FOTO: Susana Rigo

A prefeitura de Florianópolis colocou em operação, na manhã desta quinta-feira (11), os primeiros dez contentores voltados especialmente à coleta de vidro. Com o serviço, considerado pioneiro entre as capitais do Sul do país, o município espera recolher 3,7 mil toneladas do produto por ano.

Além dos benefícios ambientais, a implantação da coleta seletiva do material deve proporcionar mais segurança aos servidores municipais e economia aos cofres públicos, destacou o presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), Acácio Garibaldi S.Thiago Filho. “O vidro é algo difícil de ser recolhido e ocasiona acidentes frequentes. Com a instalação destes contentores, evitaremos o afastamento de inúmeros funcionários e que este produto, 100% reciclável, vá para os aterros sanitários, evitando um gasto de cerca de R$ 400 mil ao ano.”

Além disso, outros R$ 220 mil em receitas devem ser gerados com a triagem e comercialização da matéria-prima, que deve ser destinada às associações de coletores de recicláveis, disse.

Meta é de 150 contentores
Os contentores, com capacidade para receber uma tonelada de vidro cada um, foram colocados inicialmente na região continental da cidade. A meta, entretanto, é distribuí-los por todos os bairros da Capital, anunciou Thiago Filho. “Nosso objetivo é instalar um total de 150 unidades, mas ainda não temos uma data fixada para chegar isto. Dependemos da formalização de parcerias com empresas, pois estes recipientes são fruto de doações.”

Alexandre Back
Agência AL

Voltar