Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2013 - 17h45min

Município de Angelina apresenta 19ª Festa do Queijo e do Mel

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária - Plenário Osni Régis. Foto: Lucas Gabriel Diniz

A apresentação da 19ª edição da Festa do Queijo e do Mel, que acontece no próximo fim de semana, no município de Angelina, foi realizada esta tarde (17) no Plenário da Assembleia Legislativa. A convite do deputado Edson Andrino (PMDB), o vereador Mauro César Martins, acompanhado da rainha Tainah Lopes, ocupou a tribuna para convidar a sociedade catarinense a participar da festividade.

Promovida pela Associação dos Amigos de Angelina, com a colaboração da Prefeitura Municipal, a Festa do Queijo e do Mel é considerada o evento mais popular da cidade, realizada anualmente no mês de abril, este ano espera receber um público de aproximadamente 15 mil pessoas. Martins destaca que o município, que possui pouco mais de 5 mil habitantes, emancipado desde dezembro de 1961, tem como base econômica a agricultura, com ênfase também para o turismo.

Segundo o vereador, a cada ano a cidade recebe um número crescente de turistas na busca de belas atrações e apresentações. O lucro obtido com a comercialização de produtos, como o queijo e o mel, considerados um dos melhores da região, é aplicado integralmente em ações sociais. “Parte dos lucros obtidos nas edições anteriores foram utilizados para complementar a construção de salas comunitárias disponibilizadas para a instalação de uma confecção, gerando 50 empregos diretos. Outro investimento com o recurso da festa foi a construção do novo destacamento da Policia Militar do município de Angelina”, exemplificou.         

História
A história de Angelina começa em 1858, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias vizinhas de Sacramento e de São Pedro de Alcântara, que batizaram o lugar com o nome de Vila Mundéus (armadilha rudimentar de caça usada na época). Em 1891, torna-se distrito de São José e recebe o nome de Angelina, em homenagem ao então presidente do Conselho de Ministros do Rio de Janeiro, Ângelo Muniz da Silva Ferraz. Torna-se cidade 70 anos depois, em 1961.

O potencial turístico de Angelina está em desenvolvimento graças ao Santuário Mariano ou Santuário Nossa Senhora de Angelina, formado pela Gruta Imaculada Conceição e 14 estações da Via Sacra.

A cidade é pródiga em belezas naturais, como a Cachoeira São Sebastião, situada a 30 km da sede do município, no distrito de Barra Clara, e o Lago Ribeirão Garcia, palco de competições náuticas e área de surpreendente beleza, própria para camping e pescaria de caniço. O lago foi formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Garcia, inaugurada em 1960 e responsável pelo fornecimento de energia para Florianópolis – a área alagada tem 500.000m2 e a capacidade de geração da usina é de 9.600Kw.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar