Mostra resgata arquitetura de moinhos e igrejas de todo o estado
O resgate e a preservação da arquitetura de moinhos, igrejas e capelas espalhadas por Santa Catarina são os propósitos da exposição aberta na noite desta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa. Até o dia 20 julho, o público poderá visitar a mostra “Igrejas e Moinhos Catarina”, do arquiteto e artista plástico Rudi Scaranto Dazzi, na Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, no Palácio Barriga Verde.
São 27 aquarelas que retratam templos de várias religiões e moinhos de todos dos tipos. O artista percorreu o estado e mapeou mais de 200 obras. “Dei preferência para aquelas igrejas menores, situadas em linhas e praias, e que não têm o mesmo destaque ou mesmo fluxo de visitas de uma catedral ou uma matriz”, disse Rudi.
O trabalho teve início há três anos, quando um aluno o encaminhou a foto da Igreja da Penha, que seria restaurada. Ao ver a imagem, Rudi decidiu transformá-la em uma aquarela. Hoje, são mais de 80 quadros.
“A arquitetura sempre teve seu forte papel no resgate da história dos povos e dela encontramos a forma de viver ao longo dos tempos. Valorizar estes elementos arquitetônicos é uma forma de resgatar a memória e a identidade de um povo, pois um povo sem memória é fatalmente um povo sem história”, escreve o artista, na apresentação da mostra.
As igrejas são uma paixão de Rudi, que também é professor de arquitetura na Univille, em Balneário Camboriú. Na década de 1990, ele publicou um livro, no qual faz o resgate da arquitetura da imigração, principalmente a italiana, de sua cidade natal, Concórdia, após sete anos de pesquisa. A obra lançada em 1999 e teve uma edição bilíngue lançada em Milão, na Itália, em 2000, a convite dos governos italiano e brasileiro.
A exposição “Igrejas e Moinhos Catarina” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no Hall da Assembleia Legislativa, até o dia 20 de julho.
Agência AL