Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/10/2016 - 10h25min

Mostra “Imaginários” reúne criações do artista plástico Fernando Pauler

Imprimir Enviar
Fernando Pauler classifica seu estilo como pintura contemporânea

A Galeria Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa recebe nesta segunda-feira (31) a exposição “Imaginários”, do artista plástico Fernando Pauler. A mostra reúne 30 trabalhos e ficará exposta até o dia 11 de novembro. Telas coloridas em estilo abstrato, monotipia e nanquim sobre papel compõem a seleção trazida à Capital pelo artista, atualmente radicado em Itajaí.

A maioria das telas expostas dialoga com o abstracionismo geométrico e o expressionismo abstrato, conforme a explicação do autor, que classifica sua criação como pintura contemporânea. Inspirado no traço de artistas como o espanhol Joan Miró, ele começou a pesquisa para realizar esse trabalho há cerca de dois anos, em cima de alfabetos. A partir das letras surgiram os desenhos iniciais, que depois foram convertidos para a tela e pintados. “O desenho é a base de tudo que vem do imaginário criativo e precisa ser colocado no papel”, definiu.

Não considerando as criações em monotipia e nanquim, o conjunto da obra é colorido e segue a pretensão do artista de colocar cor na vida das pessoas. Para não induzir a interpretação pessoal sobre cada obra, os títulos das telas não ficam expostos. “Quero deixar o espectador bem à vontade para fazer sua leitura da obra”, explicou.

Fernando Pauler já expôs na Assembleia Legislativa em duas outras ocasiões, mas esta é a primeira vez que faz uma exposição individual.
Sobre o artista
Natural de Santa Maria (RS), Fernando Pauler é formado em Comunicação Visual e em Artes Visuais. Como artista tem realizado exposições individuais e coletivas em espaços públicos e privados, com destaque para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Participou de salões de arte e conquistou o 1º lugar na categoria “Pintura” no Salão de Arte Ambiental Fiema/Brasil- 2010.  Presidiu a Associação de Artistas Plásticos de Itajaí (AAPI), cidade onde reside desde 2010. Entre 2014 e 2015 integrou o Grupo Ideia – Coletivo de Arte de Balneário Camboriú. Atualmente desenvolve propostas e estudos com materiais alternativos.

Voltar