Mostra fotográfica na Alesc retrata paisagens da Serra Catarinense
As paisagens de São Joaquim e Urupema são o tema da exposição fotográfica aberta na noite desta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. “Foco na Serra Catarinense”, dos fotógrafos Dionata Ludvich Costa e Evilin Cristini Pereira de Oliveira, estará em exposição ao público por duas semanas, no Espaço Didático Cultural, situado no Anexo 1 do Palácio Barriga Verde, sede do Parlamento catarinense.
A mostra é composta por 60 imagens – 30 de cada fotógrafo. Elas retratam paisagens dos dois municípios serranos, com destaque para o frio, o gelo e a neve. A Cascata que Congela, uma das principais atrações naturais de Urupema, está presente em uma das fotografias. A Igreja Matriz de São Joaquim, um dos símbolos do município, também consta na mostra.
Dionata é de São Joaquim e Evilin, de Urupema. A ideia da exposição surgiu justamente da rivalidade que existe entre os dois municípios, que disputam o título de município mais frio do país.
“Nosso objetivo é justamente unir as duas cidades e superar essa rivalidade em prol delas, fomentando o nosso turismo e desenvolvendo o potencial que há na região”, explica Dionata, que é jornalista e trabalha com fotografia desde 2008.
Evilin também é formada em jornalismo, estudou fotografia e atua na área desde 2013. Ela conta que a maioria das imagens foram feitas ao amanhecer, em dias frios, antes do sol nascer, o que garante uma boa luz para as imagens. “Quando tem geada ou mesmo neve, temos que acordar bem cedo para poder garantir boas fotos”, comentou.
Os dois fotógrafos já realizam a mesma exposição no Lages Garden Shopping. Na Alesc, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Agência AL