Mostra exibe obras abstratas que revelam formas do universo
Inspirada pelo sonho infantil de ser uma astronauta, a artista plástica blumenauense Tânia Souza criou 22 telas abstratas para a terceira edição da série “Formas no universo”, que ficam expostas na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa até o dia 16 de maio.
A maioria das telas em exposição no hall do Palácio Barriga Verde são inéditas. Foram produzidas entre 2010 e 2013, com técnica mista sobre tela ou eucatex, revelando o interesse da artista por astronomia. “Gosto de tudo que se refere ao espaço. De certa forma, realizo um pouco o sonho de menina de ser astronauta na pintura porque eu viajo, mergulho nas cores e formas”, disse Tânia.
A primeira edição da série “Formas no universo” foi iniciada em 2003. Algumas obras da terceira edição já foram expostas em Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú, cidade que a artista escolheu para viver há 18 anos.
As formas circulares estão presentes em todas as obras, propondo uma reflexão sobre ciclos. “Simbolizam o universo, pois tudo gira, tudo na vida está associado a ciclos. Dia e noite, movimento dos planetas... Essas formas, além de lembrarem o cosmos, sugerem planetas, galáxias, animais, flores”, contou a artista plástica, que também atua como professora e poeta.
Segundo a artista plástica, o círculo se tornou uma marca em suas produções. “Na evolução da minha pintura, do realismo para o abstrato, as formas foram surgindo e comecei a descobrir o universo nelas. Quando comecei a abstrair, brincava com os círculos. Eles surgiram naturalmente na minha obra”.
Rádio AL