Mostra conta em imagens os 6 anos da Comissão da Pessoa com Deficiência
“Parceria de Resultados” é o tema da exposição fotográfica realizada pela Gerência Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para contar, em imagens, os seis anos de atuação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A mostra foi aberta nesta terça-feira (19), no Espaço Didático-Cultural do Palácio Barriga Verde, sede do Parlamento catarinense.
A exposição é composta por 110 fotos das diversas ações desenvolvidas pela comissão desde que foi criada, no final de 2011. São fóruns, audiências públicas, seminários, eventos de capacitação, reuniões da comissão, ações de lazer, entre outras.
“É uma comissão que surgiu com o objetivo de formular novas leis em prol da pessoa com deficiência, mas principalmente fiscalizar a aplicação da legislação já existente”, afirmou o presidente do colegiado, deputado José Nei Ascari (PSD). “Nesses seis anos, avançamos muito, graças à parceria com as várias entidades que lutam pelas pessoas com deficiência em Santa Catarina”, completou.
O parlamentar destacou a atuação da assessora técnica da comissão, Janice Krasniak, na criação do colegiado e no desenvolvimento das ações que são retratadas na exposição fotográfica. Janice, por sua vez, lembrou que o trabalho bem-sucedido desenvolvido pela comissão é fruto da parceria com as entidades ligadas às pessoas com deficiência e dos vários setores da Alesc. “São pessoas que confiaram e confiam no nosso trabalho”, disse. “Graças a isso, avançamos nas políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência.”
José Roberto Leal, presidente da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), afirmou que a comissão da Alesc é importante para o trabalho desenvolvido pelas entidades de apoio à pessoa com deficiência. “A gente vem até a comissão e resolve o problema”, resumiu. “É algo muito significativo, porque 27,5% dos catarinenses tem algum tipo de deficiência.”
A deputada Luciane Carminatti (PT) e representantes de entidades de todo o estado também participaram da abertura da exposição, que é aberta ao público e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 19 horas, no Espaço Didático-Cultural, situado no 1º andar do anexo do Palácio Barriga Verde.
Agência AL