Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2018 - 16h57min

Falecimento de Osni Sens e Paul Singer repercute no plenário da Alesc

Imprimir Enviar
Paul Singer, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, foi lembrado pela deputada Luciane Carminatti
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A morte do economista Paul Singer, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), e do empresário Osni Sens, de Rio do Sul, repercutiu na sessão desta terça-feira (17) da Assembleia Legislativa.

“Paul Singer era uma figura muito especial, economista, morreu aos 86 anos e deixou uma rica bagagem de conhecimento para o nosso país. Esteve conosco já bastante fragilizado no dia 26 de fevereiro de 2016, em um evento de empreendimentos solidários”, lamentou Luciane Carminatti (PT), acrescentando que Singer era austríaco e que veio para o Brasil com a família fugindo do nazismo.

Segundo a deputada, Singer via a economia solidária com um potencial revolucionário na construção de um mundo em que a necessidade é colocada à frente da acumulação. “O que o torna um sopro de esperança é o profundo comprometimento com o combate à desigualdade social”, insistiu a parlamentar petista.

Já os deputados Milton Hobus (PSD), Fernando Coruja (PODE) e Leonel Pavan (PSDB) registaram o falecimento do empresário rio-sulense Osni Sens.

“Há muita tristeza na capital do Alto Vale, que de forma inesperada se despediu de um grande empreendedor, uma pessoa que tinha uma forma de agir que era espetacular: Osni Sens, uma pessoa muito simples, não estudou, começou a trabalhar muito cedo, mas tinha muita sabedoria”, revelou Hobus.

RÁDIO AL: Ouça na íntegra o pronunciamento dos deputados na sessão desta terça-feira (17)

De acordo com o ex-prefeito de Rio do Sul, quando presidiu a Associação Empresarial, Sens criou a Fersul. “É a maior feira multisetorial do Alto Vale, foi ele que criou, a alegria dele era estar ao lado das pessoas simples. Levantava de madrugada e convidava as pessoas de rua para tomar café, que Deus o tenha, fica a saudade”, declarou Hobus.

“Gerou empregos para Santa Catarina e para o Brasil, ele e a sua família eram unidos demais”, anotou Pavan.

“Estou sabendo agora, foi meu vizinho e da minha família em Lages, no [bairro] Coral. Todos eles são muito trabalhadores”, afirmou Coruja.

Revitalização da Dona Francisca
Antonio Aguiar (PSD) pediu ao Deinfra a revitalização da SC-418, mais conhecida como rodovia Dona Francisca, que liga a BR-101, em Pirabeiraba, a São Bento do Sul.

“O mato está tomando conta das placas, tem muitos buracos e está sem luz. Há um movimento para que o governo volte os olhos para a revitalização”, justificou Aguiar.

Quimioterapia em São Bento do Sul
Aguiar explicou que o serviço de quimioterapia está em pleno funcionamento no Hospital Sagrada Família, em São Bento do Sul.

“Queremos um atendimento feito nos moldes de Jaraguá do Sul, que se preocupa com a pessoa. É isso que queremos que aconteça em São Bento Sul, e o governo já autorizou R$ 4,7 milhões”, garantiu Aguiar.

Projeto 171
João Amin (PP) ironizou na tribuna uma colagem que resultou no falso projeto de lei 171, propalado como de sua autoria, que concedia 15 dias de folga aos deputados estaduais.

“Está correndo nos grupos de WhatsApp o PL 171, que autoriza os deputados a tirarem 15 dias de folga para praticarem esportes dentro e fora do país. O artigo terceiro é sensacional, permite aos que não têm condições de praticar esportes, ficar em casa com as suas esposas ou então viajar com as suas amantes. A assinatura é minha, mas eles a recortaram do PL 29, que dispunha sobre a capacitação em primeiros socorros dos professores das escolas públicas”, descreveu Amin.

O deputado contou que registrou boletim de ocorrência para descobrir quem está por trás da falsificação. “A polícia vai ter a inteligência suficiente para vir aqui na Assembleia e descobrir quem é o dono do computador da Apple comprado em 2012 e que fez isso aí”, avaliou o representante de Florianópolis.

Educação inclusiva
Luciane Carminatti lembrou a passagem do dia nacional de luta pela educação inclusiva, comemorado em 14 de abril.

“Grandes desigualdades raciais e étnicas estão presente na população brasileira e resultam em exclusão, como no caso dos quilombolas, negros, pessoas do campo, homossexuais, pessoas com mobilidade reduzida e indígenas”, listou Carminatti.

Para a representante de Chapecó, os principais desafios são a reversão da Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos em educação e saúde por 20 anos, e a alteração da redação final da nova base nacional comum curricular. “Regride no processo de inclusão, as associações de síndrome de Down já se manifestaram contra e a posição das entidades é de lamentar, reagir, se indignar e não aceitar a redação final da base comum curricular”, avisou Carminatti.

Líder do PSDB
Leonel Pavan anunciou aos colegas que foi escolhido para liderar a bancada do PSDB. “Fui escolhido para ser o novo líder. A função exige muito discernimento para identificar quais caminhos devemos seguir, é um ano eleitoral, de muita exigência e restrições”, analisou Pavan.

Secretário de Turismo
Pavan cumprimentou o novo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Trufi Michreff Neto, e agradeceu o empenho do professor Francisco dos Anjos, que respondia pela função. “Quero desejar sucesso, pode contar comigo naquilo que no seu entender for importante. Também agradecer ao Francisco dos Anjos. Enquanto houve queda nos demais estados, o turismo em Santa Catarina cresceu”, afirmou Pavan.

Cinquentenário da Fucri/Unesc
Valmir Comin (PP) repercutiu sessão solene realizada na noite de segunda-feira (16) em homenagem ao cinquentenário de fundação da Fucri/Unesc, em Criciúma.

“É uma universidade que deu certo, com meio século de vivência consegue chegar nos bolsões de pobreza, dando acesso a que não tem vez”, observou Comin, que destacou que a universidade atualmente tem cerca de 13 mil alunos e 1,5 mil colaboradores.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar