Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/04/2023 - 17h53min

Moda em 3D compõe exposição da Udesc lançada nesta terça-feira (18)

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho foi palco, nesta terça-feira (18), de uma exposição com um conceito inovador. “Octa Fashion Udesc” traz peças produzidas por estudantes do curso de moda da universidade. A criatividade é visível em cada uma das 38 coleções que compõem essa edição.

Ao completar 11 anos de existência, o evento promove uma inovação. Em 2023, a exposição das peças será virtual. A criação está disponível na internet e o que chama atenção é que cada conjunto traz características específicas, com aspectos e identidade particular de cada estudante. Até o nome de cada peça tem vínculo com a personalidade de cada um. Todo material é apresentado em modelagem 3D.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Universidade de Santa Catarina (Udesc), Alfredo Balduíno Santos, a proposta é trazer um escopo da produção nos bancos universitários para além do campo estudantil. A ideia é proporcionar uma exposição mais ampla junto à sociedade. Para Balduíno, o formato digital amplia a capacidade de levar o que o curso de moda da Udesc oferece. “A plataforma digital é nova para nós também  e com essa possibilidade chegaremos a um público maior, para que outras pessoas do Brasil e do mundo possam entender o que fazemos em um curso de moda.” 

E nas imagens impressas em cartaz e expostas na Assembleia Legislativa há um “QR Code”, que leva diretamente aos perfis dos artistas em plataformas de mídias digitais. “É uma conexão direta com os alunos e alunas e a possibilidade das pessoas conhecerem e estarem mais próximas dos autores dessas peças.” 

A exposição com criações dos alunos do curso de moda na Casa faz parte de um Termo de Cooperação Técnica firmado com a Assembleia Legislativa. Além dos perfis pessoais dos estudantes, as peças estão numa plataforma do próprio “Octa Fashion Udesc”. Quem pretende visitar a mostra tem até o dia 11 de maio e a entrada é gratuita.

A acadêmica de moda, Carol Moreira, afirma que o momento é importante para os estudantes que podem expor e explorar a criatividade, desenvolvida ao longo de semestres no campo universitário. "A diferença é que antes era feito no formato de desfiles e com o surgimento da pandemia, o curso teve de se reinventar e surgiu a modelagem 3D e no formato digital." 

Para a jovem, trazer para o espaço físico possibilita atrair um público maior e que a moda está no cotidiano, além de apresentar o aprendizado na sala de aula para a prática. Carol trouxe em sua coleção dela a deusa do amor Afrodite, como inspiração. As peças dela levam o nome de "Aphrodisia".  "Na minha coleção eu quis trazer uma mulher poderosa e sensual, sem exposição excessiva, afinal a sensualidade está na feminilidade."

A exposição teve abertura oficial realizada com uma explicação sobre o objetivo da mostra e contou com apresentação de música erudita.

Paulo Cesar
Agência AL

Voltar