Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Ao vivo

Acompanhe a programação pelo Youtube.


Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/05/2022 - 15h34min

Moção de aplauso destaca atleta de karatê de Braço do Norte e seu treinador

Imprimir Enviar
Deputado Jessé Lopes, Letícia Cardoso, Ricardo Alexandre da Cruz e o pai da atleta, Carlos Augusto Cardoso
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa, atendendo solicitação do deputado Jessé Lopes (PL), concedeu nesta quarta-feira (11) moção de aplauso a atleta braçonortense campeã sul-americana de karatê – Kata na categoria Júnior, Letícia Cardoso, 16 anos, e ao sensei (mestre) Ricardo Alexandre da Cruz, pelo trabalho no preparo de atletas. Com o título, a jovem se classificou para o Panamericano da modalidade, que acontece no México, em agosto, representando o Brasil.

O deputado Jessé Lopes, que é faixa preta no karatê e no jiu-jitsu, destacou que tem orgulho de ter praticado as duas modalidades por muitos anos e hoje, como parlamentar, sempre que tem oportunidade faz questão de valorizar os dois esportes, mostrando as pessoas que se destacaram modalidades. “Trazer a Letícia que foi campeã sul-americano, com seu mestre Ricardo, que foi meu sensei, que me oportunizou muitas medalhas, é um orgulho. É importante a gente enaltecer as coisas boas de nosso estado e o esporte é muito bom, não só para saúde física, mas para saúde social, que traz conhecimento, disciplina e garra para que ela tenha o bom combate em sua vida na busca de seus objetivos.”

Natural de Braço do Norte, Letícia, quando disputa campeonatos, sempre leva a bandeira da sua cidade, onde começou a treinar karatê com cinco anos, antes, com 4 anos, começou no jiu-jitsu. “Vivo o karatê. Treino para ser campeã. Quando não estou na academia treinando, estou na nutricionista, fisioterapia, quiropraxista e faço Mental Coaching. Isso tudo que um atleta de alto rendimento busca.” O treinamento dela é incentivado pelo pai e professor, Carlos Augusto Cardoso, que também prestigiou o ato da entrega das moções de aplauso. 

Letícia agradeceu a moção e destacou que a homenagem a motiva a continuar a praticar o esporte. “É muito importante essa homenagem do Parlamento porque incentiva outras pessoas a continuarem também a treinar. O custo de ser atleta no Brasil não é fácil e muitas Letícias por aí vão ficando para trás. Com essa homenagem o esporte está sendo valorizado e é importante para o crescimento, não só para a Letícia atleta, mas para os demais também.”

O sensei Ricardo, que reside em Florianópolis e treina vários atletas pelo estado, também enalteceu a importância da moção entregue por Jessé Lopes. “Essa homenagem vem carimbar uma carreira que escolhi, que hoje posso passar o conhecimento para outras pessoas. O Jessé foi meu atleta quando tinha nove anos, foi campeão brasileiro infantil, teve uma carreira como atleta e agora a Letícia está continuando esse trabalho que comecei lá nos anos 1990. O karatê faz o trabalho de base, a gente está vendo esse trabalho de base sendo feito por professores, levando os jovens para o caminho da virtude.”

Ney Bueno
Agência AL

Voltar