Moacir Sopelsa toma posse na Secretaria da Agricultura e da Pesca
O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) assumiu nesta terça-feira (3) a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, durante cerimônia no auditório da Epagri, em Florianópolis. O atual secretário, Airton Spies, passa a ser o secretário adjunto da Pasta.
Moacir Sopelsa está em sua quinta legislatura como deputado estadual e sempre esteve à frente das questões ligadas ao agronegócio catarinense. Esta é a segunda vez que ele assume a Pasta. De acordo com o novo secretário, “Santa Catarina tem uma tradição nas parcerias da Secretaria da Agricultura e da Pesca com as cooperativas, com o agronegócio, com os produtores. O estado é diferenciado pelos investimentos que fizemos ao longo dos anos. Temos vários programas, entre eles o de construção de mais de 1800 cisternas, que deve ser iniciado nos primeiros dias deste mandato; também o de reconstrução das redes de energia elétrica”.
Segundo o secretário, as redes de energia elétrica estão muito ultrapassadas em relação à modernização por que passaram as propriedades rurais. Este projeto será efetivado em parceria com a Celesc e deve atender em torno de 60 mil famílias do estado. Sopelsa destacou, ainda, a necessidade de fortalecimento das redes de telecomunicação. “O governo já tem um programa que precisa ser ampliado. Todas as propriedades agrícolas precisam ter uma linha telefônica ou um telefone móvel, devem ter acesso à internet”.
Moacir Sopelsa ressaltou também a importância de investimento nas ações de pesquisa e extensão rural da Epagri e da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), duas empresas estatais vinculadas à Secretaria.
Presente na posse, o diretor de projetos especias do SC Rural (programa de cooperação para o desenvolvimento rural), Ditmar Zimath, reafirmou a parceria da Secretaria com o programa de estímulo da permanência do jovem no campo. “Temos um processo de formação de jovens de um ano em curso de liderança, gestão e empreendedorismo para que o jovem possa vislumbrar um projeto de vida e acreditar que nas áreas de agricultura e pesca tem um futuro para ele”.
Experiências na área de pagamento por serviços ambientais e investimentos na agricultura familiar para acesso ao mercado são algumas das ações já existentes nesta parceria da SC Rural com a Secretaria da Agricultura e da Pesca.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, declarou sua admiração pelo novo secretário e afirmou estar esperançoso para que a federação possa contribuir neste mandato com a estabilidade da agricultura familiar no estado. “Sabemos da importância e do conhecimento do atual secretário em relação ao agronegócio e à agricultura familiar, contamos com ele e nos colocamos à disposição para contribuir com o setor”.
Vários parlamentares estiveram na cerimônia de posse. Entre eles, Antônio Aguiar, líder da bancada do PMDB, Aldo Schneider (PMDB), Gean Loureiro (PMDB), José Milton Scheffer (PP), Luciane Carminatti (PT), Mario Marcondes (PR), Mauro de Nadal (PMDB), Neodi Saretta (PT), Silvio Dreveck (PP) e e Valdir Cobalchini (PMDB).
Eixos de atuação da Secretaria
A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina atua em quatro grandes eixos: pesquisa agropecuária e extensão rural, por meio da sua empresa vinculada Epagri, defesa sanitária animal e vegetal, por meio de sua empresa vinculada Cidasc, e no fomento agropecuário por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural. A Secretaria coordena ainda o Programa SC Rural que busca alavancar a competitividade da agricultura familiar.
Agência AL