Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/02/2015 - 17h52min

Ministro dos Transportes vai receber reivindicação de caminhoneiros nesta terça

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal conversou com os caminhoneiros que estão parados no Oeste do estado. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A paralisação dos caminhoneiros, que iniciou na quarta-feira passada (18) e ganhou força na sexta-feira (20) no Oeste catarinense, contou com o apoio do deputado Mauro de Nadal (PMDB). Os motoristas protestam contra o aumento dos combustíveis e más condições das estradas, entre vários outros itens. Eles entregaram uma pauta de reivindicações ao parlamentar, que esteve no local e, por meio dos deputados federais do partido, agendou uma audiência pública com o Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, para a tarde desta terça-feira (24). Quatro representantes do movimento estarão reunidos com o ministro, além dos parlamentares representantes do estado.

“Sensibilizei-me com o movimento, primeiro porque como brasileiro sinto o impacto do aumento de combustível e energia elétrica, segundo porque estava acompanhando à distância o movimento e percebi a forma ordeira como o estavam conduzindo. Na primeira oportunidade em que pude participar, na sexta-feira, procurei auxiliar fazendo contato com os nossos deputados federais para ajudar na reivindicação de pautas”, esclareceu o parlamentar.

De acordo com Nadal, a causa é meritória, pois o impacto é sentido na vida de todos os brasileiros. O movimento está se expandindo pelo país e já está sendo realizado em sete estados (MG, RS, PR, SC, MT, MS, SP). A tendência é de que esta semana ganhe mais força. “O Brasil precisa desse ajuste para que a cadeia produtiva possa continuar funcionando”, ressalta Mauro de Nadal.

Diversos trechos de rodovias do Oeste catarinense foram bloqueados para a passagem de caminhões nesta segunda-feira (23). Em alguns trechos, apenas veículos de passeio, cargas perecíveis, ônibus e veículos oficiais estão liberados. A Polícia Rodoviária Federal acompanha a interdição. De acordo com o inspetor da PRF, Luiz Graziano, o órgão está preocupado com os desdobramentos da paralisação. “Temos casos de bloqueio de veículos de passeio e de caminhoneiros que não querem entrar na paralisação, mas são obrigados”.

Um dos principais receios é o desabastecimento no estado. Agricultores, principalmente produtores de frango e suíno, preocupam-se com a falta de grãos para alimentação dos animais. O transporte de leite do oeste para outras regiões também angustia os produtores. A manifestação dos agricultores e caminhoneiros é independente, mas recebeu o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte do Oeste e Meio Oeste Catarinense (Setcom) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Oeste de Santa Catarina (Fetaesc). 

Pauta de reivindicações

  • 6 meses a 1 ano de carência nos financiamentos de caminhões, sem cobrança de juros no período;
  • redução no preço do combustível;
  • estradas com condições seguras de trafegabilidade;
  • lei do descanso;
  • aposentadoria integral para motoristas com mais de 30 anos de contribuição.

(com informações de Alexandre Back)

Michelle Dias
Agência AL

Voltar