Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/03/2014 - 17h01min

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre Guia Alimentar para a População Brasileira

Imprimir Enviar
Apresentação - Novo Guia Alimentar da População Brasileira. Foto: Eduardo Guedes de Oliveira / Agência AL

O novo conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira foi apresentado, na tarde desta terça-feira (25), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, pela consultora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, Mara Lúcia dos Santos Costa. O guia é um instrumento oficial que define as diretrizes alimentares a serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis.

A proposta está em fase de consulta pública. A coleta de sugestões para aperfeiçoamento do texto será realizada até o dia 7 de maio de 2014. Os interessados podem apresentar suas contribuições em www.saude.gov.br/consultapublica.

Com o objetivo de divulgar o material pelos estados, 12 técnicos do Ministério da Saúde percorrem o país até o mês de abril. Além de Santa Catarina, já foram realizadas visitas no Pará, no Maranhão, em Goiás, no Ceará, na Paraíba, no Espírito Santo, no Piauí, na Bahia e no Rio Grande do Norte. “Firmamos parceria com os Conselhos Regionais de Nutricionistas e as secretarias estaduais de Saúde para fazermos a apresentação do novo guia alimentar. Estamos neste processo de rodar o Brasil, divulgando para que todos possam contribuir por meio da consulta pública”, destacou Mara Lúcia.

O Guia Alimentar para a População Brasileira fornece recomendações sobre escolha, preparo e consumo de alimentos. Seu foco é a promoção da saúde e a prevenção de enfermidades relacionadas à alimentação, como obesidade, hipertensão e outras doenças crônicas. O material também é direcionado para aqueles cujo trabalho envolve a promoção da saúde da população. Entre eles, os profissionais de saúde, agentes comunitários, educadores e formadores de recursos humanos.

A intenção da CGAN é lançar o novo guia em setembro deste ano. Ele vai substituir a versão anterior, publicada em 2006. Segundo consultora técnica do Ministério da Saúde, a proposta atual difere bastante da primeira edição do guia. “O novo é bem diferente do guia de 2006. Ele não vem mais com essa questão prescritiva de porções e frequências de alimentação, mas apresenta uma visão geral do alimento, tentando resgatar aspectos relacionados à cultura alimentar e aos hábitos do indivíduo”, disse. De acordo com Mara Lúcia, uma das estratégias para divulgar o guia será a elaboração de cartilhas a serem distribuídas nos postos de saúde.

A versão do documento para consulta pública tem 87 páginas e é dividido em cinco capítulos – Princípios, Recomendações gerais, Alimentos e preparações culinárias, Como comer, Compreendendo e superando obstáculos. Está disponível aqui.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar