Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/05/2015 - 18h48min

Merisio destaca características de SC em missão institucional nos EUA

Imprimir Enviar
Deputado Gelson Merisio é entrevistado em programa americano FOTO: Paulo Varela/ Agência AL

Modelo econômico diferenciado e espírito empreendedor. Foi como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD) resumiu as características que definem Santa Catarina em entrevista ao programa de televisão Líderes Globais, apresentado pelo professor Marcos Troyjo, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Marcos é diretor do núcleo que estuda o desempenho das quatro maiores economias dos BRICs, entre elas o Brasil. O interesse por Santa Catarina surgiu a partir dos indicadores do Estado que mantém indicadores altamente competitivos em relação a outros estados que sofrem os efeitos da desaceleração da economia brasileira.

Durante a entrevista, o chefe da delegação catarinense avaliou o cenário econômico brasileiro e destacou o diferencial de Santa Catarina. “Nos temos uma economia consolidada com seus custos definidos, com o custo Brasil já computado, leis trabalhistas que funcionam, uma relação funcional que da resultados, uma economia crescente com portos com grande capacidade para escoar a produção, uma logística das melhores que nos temos no planeta e que faz de santa catarina um estado diferenciado dentro do pais. Quem investe em Santa Catarina tem mais segurança e menos instabilidade,” destacou Merisio.

Marcos Troyjo considerou os argumentos convincentes uma vez que o presidente não apenas explorou as especificidades do estado,  a sua diversidade geográfica, o fato de ser um dos estados que mais combina harmoniosamente a indústria,o agronegócio e os serviços, mas também contextualizou o estado frente à economia mundial. Ele citou o exemplo da China que não tem uma legislação tão completa e complexa como é o caso do Brasil. “no momento em que a China perde a sua competitividade porque os custos de produção naquele país estão subindo é natural que capitais venham a procurar outras regiões do mundo onde realizar essa produção. Pelo que vimos a partir da entrevista, Santa Catarina está muito bem equipada para receber esse tipo de investimento, destacou Troyjo.

Logo após a entrevista, o presidente da Assembleia sondou a possibilidade de que a Universidade de Columbia estabeleça intercâmbio com a Universidade Federal de Santa Catarina. Marcos Troyjo disse que a instituição americana  já recebe alunos brasileiros através do Programa Ciência sem Fronteiras. Mas avalia como extremamente positivo a aproximação entre os dois países. O deputado Leonel Pavan (PSDB) que acompanha a comitiva avaliou como positiva a possibilidade de que estudantes catarinenses se apropriem do conhecimento produzido pela Universidade de Columbia. “Acho que todo o trabalho que foi feito hoje certamente será muito útil para o nosso estado e vai ajudar nessa aproximação que poderá acontecer entre o Santa Catarina e a Universidade de Columbia”.

Voltar