Merisio busca liberação de leitos de UTI para hospital em Videira
Em nova visita a um hospital filantrópico de Santa Catarina, no final da tarde de quinta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), conheceu a estrutura da unidade que atende o município de Videira, na Região do Meio-Oeste. O Hospital Salvatoriano Divino Salvador tem dez novos leitos de UTI que aguardam homologação por parte do Ministério da Saúde. É a sua demanda mais urgente, apesar de ter outros pleitos junto ao poder público.
A nova estrutura está pronta desde o início do ano, mas ainda não entrou em operação por conta dessa pendência burocrática. Merisio se comprometeu a interceder junto à Secretaria Estadual de Saúde, que precisa fazer uma vistoria no local, e também nos últimos detalhes da tramitação no governo federal.
“Precisamos acelerar o processo para liberar o atendimento à população”, disse Merisio. O diretor administrativo do hospital, Flambarion Lucas, a vice-diretora, irmã Janice De Bona, o secretário regional de Videira, Dorival Borga, e o deputado estadual Natalino Lazare (PR) acompanharam a visita.
"Há inclusive um leito especialmente adaptado para atender vítimas de queimaduras", explicou irmã Janice.
O Divino Salvador tem 100 leitos ao todo e faz em média 500 internações mensais. De todos os atendimentos realizados na estrutura, 67% são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, 749 partos e 776 cirurgias eletivas, realizados no ano passado. Gastou R$ 19 milhões em 2015 para fazer tudo isso, mas recebeu apenas R$ 8,7 milhões do SUS pelos procedimentos.
Para o deputado, o modelo de saúde pública em todo o país está prestes a se esgotar, principalmente pela defasagem da tabela SUS. Os repasses federais pelo Sistema Único de Saúde, muito abaixo do custo real das operações, colocam uma pressão cada vez maior nas contas dos municípios e Estados, que acabam assumindo essa fatia não paga pela União.
"Em algum momento, o modelo público vai evoluir para um formato mais sustentável. Mas, enquanto ocorre essa transição, o Estado tem que encontrar paliativos para manter o sistema funcionando", explicou Merisio.
O deputado ainda estuda outras medidas que deve apresentar ao longo de 2016. Merisio tem visitado nos últimos meses vários hospitais filantrópicos do Estado para conhecer os bons exemplos e as dificuldades enfrentadas em cada um dos locais. A intenção do parlamentar é elaborar outro projeto que ajude a manter essas instituições de portas abertas e atendendo a população de forma gratuita.
Thiago Santaella