Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática recebem premiação
A cerimônia de premiação dos alunos medalhistas de Santa Catarina da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP – 2015) lotou as dependência do Auditório Antonieta de Barros, na tarde desta segunda-freira (8). Na presença de familiares e professores 347 estudantes catarinenses receberam medalhas. Do total, 94 de prata e 253 de bronze, outras 38 medalhas de ouro serão entregues no mês de novembro, em Brasília, finalizando a premiação com 385 alunos medalhistas.
Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), a Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o intuito de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país, além de revelar talentos na área.
Direcionada aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, a Olimpíada, segundo o coordenador Regional do programa, Lício Hernanes Bezerra, tem como papel principal difundir e divulgar a matemática. Vista por muitos como uma das disciplinas mais difíceis, o professor explica que a iniciativa permite aos alunos conhecer melhor o conteúdo. "A partir deste contato os estudantes passam a ter uma visão diferente da matemática. Neste processo é possível estimular o aprendizado e garimpar novos talentos da matemática."
Ao considerar que o Brasil carece de uma elite cientifica para avançar, Bezerra destaca que a Olimpíada é um dos principais ferramentas para encontrar os jovens talentos, que determinados a desafiar a matemática contribuam, por intermédio da disciplina, com o país. "Já que a matemática é fundamental no desenvolvimento da tecnologia e da ciência, vamos acreditar e valorizar o conhecimento brasileiro. Assim não precisaremos importar essas necessidades."
Na ocasião, o educador destacou que a iniciativa gera, além do conhecimento e do desafio próprio do aluno, uma aproximação entre pais, filhos e escola. Orgulhoso do empenho dos alunos catarinenses, Bezerra informou que a Olimpíada promove a inclusão social, com a participação de alunos com alguma necessidade especial. "São excelentes alunos, que superam seus limites com o objetivo de se superarem", frisou.
Medalhista
Portador de deficiência auditiva, Cleiton Antunes de Ribeiro, 14 anos, foi destaque com a medalha de bronze entre os medalhistas da 11ª edição. Natural de Florianópolis, o estudante da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, falou de sua paixão pela matemática. "Devido a minha facilidade de aprender, meu amor pela matemática nasceu muito cedo. O fato da matemática ser muito visual me proporciona uma melhor compreensão, onde eu aproveito o máximo deste recursos para aperfeiçoar meu conhecimento." Durante a premiação, Cleiton afirmou que a medalha é um estímulo para o seu próprio desafio, onde busca melhorar cada vez mais o seu desempenho.
Distribuição das medalhas
Os alunos de escolas seletivas, aquelas que possuem um critério de seleção para ingresso, disputam apenas 20% das medalhas de ouro do 6º ao 9º ano e 50% no ensino médio. Os restantes 80% e 50%, respectivamente, são como cotas reservadas às escolas que não fazem seleção alguma para admissão. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
Edição em andamento
A 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) já está em andamento. As provas estão sendo aplicadas pelas próprias escolas, em horários definidos por elas, para turmas do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A OBMEP já registrou em 2016 um novo recorde do número de municípios participantes, com 47.474 escolas inscritas de 5.544 cidades (99, 59% dos municípios de todo o país). O número de estudantes inscritos totalizou 17.839.424.
Os resultados da OBMEP 2016 serão divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br) no dia 30 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas, destas 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, e cerca de 46.200 com menções honrosas.
Sala de Imprensa