Marcelo Tas: ‘Vivemos uma era preciosa e desafiadora na comunicação’
Transparência e ruído. Esses são, respectivamente, a principal virtude e o principal defeito das redes sociais, na avaliação do jornalista e apresentador Marcelo Tas, palestrante da quarta edição do Programa Encontros com a Assembleia, realizado na noite desta sexta-feira (27), no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Para um público estimado em 900 pessoas, ele vai tratar do tema “Redes Sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital”.
Na tarde desta sexta, Tas atendeu a imprensa no Gabinete da Presidência da Assembleia. Numa rápida entrevista coletiva, ele afirmou que a comunicação vive um novo momento, precioso e desafiador, graças à influência direta das redes sociais. “O mundo novo está colocado aí. Não tem uma receita pronta. O jeito é dialogar e tentar entender esse mundo em conjunto, em rede, ouvindo. Acho esse desafio fascinante, principalmente para quem trabalha com comunicação”, afirmou.
Tas acredita que a transparência no poder público, na iniciativa privada e entre os comunicadores não é mais algo opcional; passou a ser uma exigência do público. “Eu gosto de olhar isso como uma oportunidade de aperfeiçoamento do nosso trabalho. Sou muito cobrado e isso me ajudou muito. Nessa nova era, ouvir é muito importante. Se você errar, você tem que reconhecer e agradecer quem te corrigiu”.
Diante da liberdade de expressão e de informação possibilitada pelas redes sociais, Tas acredita que os ruídos na comunicação são o principal efeito colateral. “Você escreve uma coisa e o cara entende outra. É um efeito colateral que a gente precisa saber que existe e saber conviver com ele”.
Política e humor
Tas considerou positiva a iniciativa da Assembleia Legislativa em proporcionar um debate sobre redes sociais, por meio do Programa Encontros com a Assembleia. “Parlamento vem da palavra falar. É o local apropriado para se abrir um debate franco, público, sem rabo preso ou discurso pronto. Não estou aqui para falar bem de A, B ou C. Isso é saudável para a democracia”.
Ele acredita que aumentou a aceitação do humor como linguagem política, a exemplo do que o CQC (Rede Bandeirantes), programa que ele apresenta, pratica. “O CQC é um projeto que no início afugentou os políticos. Aos poucos, alguns entenderam que mesmo criticando somos um veículo para os políticos se aproximarem de quem os critica”.
Balanço
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), afirmou que o tema da palestra desta noite é propício para que todos, inclusive a classe política, possam entender as manifestações de junho deste ano. “É uma oportunidade de aprender, conhecer, interagir, debater, porque nós temos que mudar o nosso comportamento. Se isso não ocorrer, o cidadão, no papel de eleitor, vai nos mudar. O Encontros com a Assembleia é uma boa oportunidade para se fazer isso”.
Ponticelli fez um balanço positivo desta edição do Encontros com a Assembleia. As inscrições para a palestra de Marcelo Tas se encerraram em menos de duas horas, um recorde entre as edições anteriores, realizadas em Rio do Sul, Balneário Camboriú e Tubarão. “É uma forma eficiente de aproximarmos o cidadão do Parlamento e levar a Assembleia para o interior. Hoje é a vez da Capital, mas outros encontros serão realizados pelo estado”, afirmou.
A palestra com Marcelo Tas já está com as vagas esgotadas. Quem quiser, pode acompanhá-la ao vivo pela TVAL, a partir das 19 horas.
Agência AL