Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/03/2015 - 12h31min

Manoel Mota comenta o andamento de obras no Sul do estado

Imprimir Enviar
Deputado Manoel Mota FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Atuando em sua sétima legislatura consecutiva, o deputado Manoel Mota (PMDB) é o convidado desta quinta-feira (26) do programa “Fala Deputado”, da TV AL, que vai ar às 12h30. Na entrevista, concedida ao jornalista Jucinei Cardoso, o parlamentar comenta o andamento de diversas obras voltadas ao Sul do estado, como a construção da barragem do Rio do Salto e a pavimentação de diversas rodovias na região.

No programa, o parlamentar, que obteve a suplência nas últimas eleições, afirma que contou com o respaldo do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), para a conquista de uma cadeira no Parlamento estadual. O apoio, ressalta, não vai significar a perda da independência na atuação parlamentar. “No outro dia, peguei meio pesado com relação à barragem do Rio do Salto, sendo depois cobrado pelo governador por isso. Respondi: não governador, você me convidou para ser deputado e eu vim aqui para isso. Sou leal, amigo e voto com o meu governo, mas sou obrigado a defender minha região. Sempre foi assim e é o que norteia a minha vida. Ele bateu nas minhas costas e disse: tudo certo, tudo certo, deputado.”

As críticas de Mota diziam respeito à decisão do governo em realocar R$ 36 milhões dos recursos destinados a Barragem do Rio do Salto para as obras da adutora Chapecozinho, no Oeste do estado. A questão, disse Mota, foi resolvida com o compromisso de Colombo de, após a obtenção do licenciamento ambiental para a barragem, repor os recursos necessários para a sua execução. “Confio no meu governo, por isso saí da reunião tranqüilo e sereno, com a perspectiva de que vamos ter esta obra, fundamental para o abastecimento de água para a população e a produção de arroz na região.”

Sobre a pavimentação da BR-285, na Serra da Rocinha, que afirma ser uma reivindicação sua de 30 anos, o parlamentar informou que a obra encontra-se paralisada devido a uma ação judicial impetrada por uma empresa que se considera prejudicada no processo licitatório. A expectativa, entretanto, é que as melhorias na via sejam retomadas em breve. “Espero que possamos superar essa questão o mais rápido possível para que esse sonho, que não é só meu, mas de toda a população do Extremo Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul, se concretize.”

Da mesma forma, o deputado disse esperar para breve o início dos trabalhos de conclusão da Serra do Faxinal, no município de Praia Grande. A obra, que já contaria com licenciamento e ordem de serviço, foi postergada devido a alterações em seu projeto, sugeridas por uma empresa de fiscalização ambiental. “Em tudo que é no Extremo-Sul do estado parece que a dificuldade é maior. Mas nós vamos procurar reverter essa situação.”

Tripé do desenvolvimento
Com grande potencial econômico, o Sul catarinense necessita de mais investimentos públicos para se desenvolver e colocar-se em igualdade de condições com as demais regiões do estado, defende o parlamentar.

Ele cita como fundamentais para isso a duplicação da BR-101, a entrada em funcionamento do aeroporto de Jaguaruna e a conclusão da rodovia Interpraias. “Somos uma região considerada pobre, mas de potencial muito forte e esse é o tripé do desenvolvimento que esperamos para nos colocar em um patamar de respeito nos cenários estadual e nacional. E estamos andando a passos largos nesta direção.”

Fala Deputado
O programa "Fala Deputado" é exibido pela TVAL no canal 16 da NET. Os telespectadores da Grande Florianópolis podem sintonizar a emissora legislativa em sinal aberto no canal 61.3. O conteúdo também será disponibilizado em breve no site da Rádio AL e no canal de vídeos da Assembleia Legislativa.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar