Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2023 - 21h19min

Luciane Ceretta recebe o Título de Cidadã Catarinense

Imprimir Enviar
A reitora da Udesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, recebeu o Título de Cidadã Catarinense na noite desta segunda (4)
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A professora Luciane Ceretta, reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc) e presidente da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), recebeu na noite desta segunda-feira (4) o Título de Cidadã Catarinense. A honraria foi entregue durante sessão solene da Assembleia Legislativa, realizada no Plenário Deputado Osni Régis.

O título foi concedido por meio de lei estadual proposta pelo deputado Julio Garcia (PSD) e pelos demais parlamentares que integram a Bancada do Sul na Alesc, aprovada por unanimidade pelos deputados da Alesc.

“A lei que trata da concessão do título prevê que os homenageados tenham espírito público, serviços prestados a Santa Catarina, condição moral ilibada. Isso se encaixa perfeitamente para a nossa homenageada. Aliás, ela oferece muito mais do que a lei exige”, afirmou Julio Garcia.

O parlamentar destacou o comprometimento de Luciane Ceretta em prol da educação, além da capacidade de liderança e gestão da homenageada. “Essa homenagem é mais do que justa. É o reconhecimento de alguém que tem elevado espírito público, que trabalho para Santa Catarina.”

A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, ressaltou a trajetória profissional da homenageada, em especial na área da educação. “Cada vez que a gente homenageia alguém da educação, nos enche de orgulho, de prazer e de esperança. Se tem uma área nesse país que pode garantir oportunidades, é a educação. E você faz tão bem isso como reitora”, afirmou.

O governador Jorginho Mello (PL) lembrou que a reitora teve papel importante na aprovação, pela Alesc, do Programa Universidade Gratuita, que concede bolsas de estudos nas universidades comunitárias. “Me sinto honrado em ter a senhora como cidadã catarinense”, declarou. “A senhora presta um grande serviço, em favor principalmente da educação.”

Cidadã
Em meio a diversos agradecimentos, a homenageada fez um retrospecto de sua trajetória profissional em Santa Catarina, que teve início há mais de 30 anos, no Extremo Oeste do estado. Ela lembrou de valores ensinados pelo pai: respeito, trabalho sério, lealdade e gratidão.

“As pessoas que me trouxeram para cá hoje terão por toda a minha vida muito trabalho, dedicação, responsabilidade, compromisso, honestidade. Terão a minha lealdade e a minha gratidão. Se isso é condição para ser cidadã catarinense, posso dizer que sou cidadã catarinense”, disse.

Luciane comentou sobre sua trajetória na saúde e na educação e destacou o papel da Unesc e de Criciúma. “Eu olho para vocês e vejo o futuro. Por isso, vocês são a força mobilizadora do nosso trabalho”, disse, referindo-se aos estudantes presentes à sessão. “Se estou aqui, devo ao aprendizado em cada encontro com essas comunidades, que me ensinaram o que é ser gente e o que é respeitar as pessoas, independente de quem elas são”, afirmou Luciane, em relação às lideranças comunitárias de Criciúma que participaram da solenidade.

A sessão solene contou, ainda, com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD); do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD); dos deputados estaduais Pepê Collaço (PP) e Mário Motta (PSD); do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Aderson Flores; além de secretários de Estado, prefeitos, vereadores, professores, estudantes e lideranças do Sul de Santa Catarina.

A homenageada
Nascida em Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, Luciane Bisognin Ceretta é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Enfermagem pela UFSC e doutora em Ciências da Saúde pela Unesc. Possui, também, ampla formação na área de gestão e diversas especializações nas áreas da saúde e educação.

Mudou-se para Santa Catarina há 32 anos, onde construiu sua carreira profissional. Foi secretária da Saúde de Iporã do Oeste e dois anos depois mudou-se para Criciúma, onde trabalhou na implantação do primeiro modelo de atenção primária em saúde no município.

Luciane Ceretta atualmente está na Unesc, onde já foi professora, coordenadora de curso, diretora de unidade acadêmica e pró-reitora e, atualmente, reitora. Destaca-se também na pesquisa e na produção acadêmica. No ano passado, assumiu a Presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar