01/12/2009 - 17h23min
Livro “Zury Machado - Em sociedade tudo se sabe” será lançado na Assembleia Legislativa
A vida de um dos colunistas sociais mais tradicionais de Santa Catarina, Zury Machado, é o tema do livro de autoria do jornalista Luiz Henrique Tancredo, lançado hoje (1º), no hall da Assembleia Legislativa. A obra “Zury Machado - Em sociedade tudo se sabe” tem 256 páginas e focaliza a vida do mais antigo colunista do estado, que por longos anos foi chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, em cujas funções organizou e coordenou as solenidades de posse de oito governadores: Celso Ramos, Ivo Silveira, Colombo Salles, Antônio Carlos Konder Reis, Jorge Bornhausen, Henrique Córdova, Esperidião Amin e Pedro Ivo Campos.
Fartamente ilustrado com fotos de época, o livro também faz um resgate da memória de ambientes e endereços frequentados pela chamada alta sociedade de Florianópolis nas décadas de 1960 e 1970, entre eles o Santa Catarina Country Club, o Sabino’s Bar e o Querência Palace Hotel, todos já desaparecidos.
Ao longo de um ano Luiz Henrique ouviu depoimentos de várias pessoas que fizeram parte da vida profissional do colunista e com ele estabeleceram vínculos de amizade. O autor também se valeu de informações registradas nas colunas de Zury e em revistas e jornais antigos. Uma das tarefas mais trabalhosas, segundo Tancredo, foi a coleta e seleção de fotografias para ilustrar e enriquecer a obra.
Zury Machado iniciou suas atividades como colunista social em 1946, escrevendo ininterruptamente por 60 anos. As primeiras colunas eram publicadas no jornal “A Gazeta”, mas logo ele se transferiu para o jornal “O Estado”, no qual permaneceu até agosto de 2006. Ao longo de sua trajetória profissional criou e organizou uma série de eventos sociais que o tornaram conhecido em toda Santa Catarina e em outros Estados, notadamente Rio de Janeiro e São Paulo.