26/06/2012 - 17h20min
Livro traz relatos mundiais sobre 1968
O livro “68, a geração que queria mudar o mundo” será lançado em Florianópolis, hoje (26), no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, na Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas. A obra traz diversos relatos sobre o ano de 1968, considerado um dos mais importantes e significativos da história pós Segunda Guerra Mundial.
A obra foi editada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e conta com a participação de 100 autores em 170 diferentes histórias que contextualizam a importância de 1968 na história brasileira e mundial.
A organizadora do livro, Eliete Ferrer, dará uma palestra durante o lançamento. Exemplares serão doados gratuitamente para professores de História, diretores de escola e entidades de direitos humanos.
Contexto histórico
O ano de 1968 foi marcado por manifestações em todo o mundo, no auge do movimento conhecido como contracultura. Na ocasião, os jovens norte-americanos se voltaram contra a Guerra do Vietnã. Na França, o movimento estudantil Maio de 68 quase derrubou o governo. Na então Tchecoeslováquia, ocorria a Primavera de Praga, que contestou a influência soviética e terminou com a invasão do país pela extinta URSS.
No Brasil, os movimentos estudantis e operários, que contestavam a ditadura militar, ganharam força. Foi o ano do congresso da UNE em Ibiúna e da decretação do Ato Institucional nº 5, que endureceu o regime militar. (Marcelo Espinoza)