Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
19:30 Em Discussão

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/09/2013 - 19h01min

Livro retrata história da família Herzog na Europa e no Brasil

Imprimir Enviar
Lançamento literário As duas guerras de Vlad Herzog, do jornalista Audálio Dantas / Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (10), o jornalista e escritor Audálio Dantas lança seu novo livro “As duas guerras de Vlado Herzog – da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil”. O lançamento da obra, agendado para as 19 horas no Plenarinho Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa, será seguido da palestra do autor “Verdade e justiça – o papel dos jornalistas na redemocratização do Brasil”.

Dantas narra a saga da família Herzog em sua fuga desesperada da Iugoslávia, para longe do horror da guerra que despedaçava a Europa e perseguia cruelmente os judeus até a chegada ao Brasil. Aqui, o pequeno Vlado não poderia imaginar quão dolorosas seriam as lições que teria na vida, culminando com sua morte na escuridão de uma sala de tortura, episódio que marcou para sempre a história dessa família e da luta política no Brasil.

Em 29 de outubro de 1975, Audálio Dantas (então presidente da Fenaj) denunciou a morte sob tortura do jornalista Vladmir Herzog no DOI-CODI, contrapondo-se à versão oficial das autoridades militares de que Vlado teria cometido suicídio. Por este episódio e suas ações constantes contra a repressão no período, Dantas é considerado um dos ícones da resistência na ditadura militar.

O jornalista foi o primeiro presidente eleito por voto direto na Federação Nacional dos Jornalistas (1983), deputado federal pelo MDB paulista (1978/82), presidindo hoje a Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas. Dantas é autor dos livros “O circo do desespero”, “Tempo de Luta – reportagem de atuação parlamentar” e o “Chão de Graciliano”.

O evento na Assembleia Legislativa é uma co-promoção do Sindicato dos Jornalistas de SC, Associação Catarinense de Imprensa, Academia Catarinense de Letras e o Parlamento.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar