Livro propõe reflexão sobre autismo em meio a histórias vividas pelo autor
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu, na noite desta terça-feira (4), o lançamento do livro “Memórias de um Autista por Ele Mesmo”, do escritor Marcos Petry.
Na obra de 171 páginas, Petry, que é autista, resgata as histórias que viveu ao lado dos pais, colegas e professores, assim como as lições que teve de aprender por conta própria para que pudesse assumir o papel de protagonista da própria vida. “As pessoas vão encontrar as minhas histórias de aprendizado, descobrindo o autismo há 18 anos atrás com muitos desafios, mas também com momentos engraçados, histórias descompromissadas, às vezes, porque a vida é feita de sofrimentos e lamentos, mas também de descontração, como com qualquer pessoa. A diferença é como o mundo me chega aos olhos e isso o leitor vai poder descobrir nas páginas do livro”, explicou.
Em meio aos relatos, o autor, de 25 anos, também busca ressaltar o potencial que há nos autistas, mas que acabam sendo motivo de exclusão por conta da falta de informação das pessoas. “Eu resolvi escrever esse livro para conscientizar as pessoas sobre o que esperar na lida com autistas e para entenderem que é normal ter diferenças. Só é preciso dar um pouquinho mais de tempo para que os autistas interajam. Essa era a minha maior preocupação”, disse.
Ele também aproveitou o momento para dar um conselho aos pais e professores que que convivem diariamente com crianças autistas. “Eu diria que integrar o autista é difícil, mas é prazeroso no fim das contas. Incluir é um trabalho de artesão, um trabalho de formiguinha, que vai pouco a pouco, mas, no final das contas, se ganha com a diversidade de mentes.
Presente ao lançamento, o deputado Milton Hobus (PSD) afirmou que Petry é um exemplo de superação, pois teve que lutar contra as dificuldades de coordenação motora e outras limitações decorrentes da síndrome, para se tornar escritor e palestrante.
Na ocasião, o parlamentar também destacou a contribuição do escritor para a sociedade catarinense. “Estamos muito felizes em poder receber o Marcos Petry, que é um grande exemplo para todos nós. E estar lançando o seu segundo livro aqui na Assembleia Legislativa, é uma honra muito grande pelo que ele representa. Ele tem feito palestras em todo o estado de Santa Catarina e até fora, sobre o autismo e a forma de reconhecer o autista. Então, ele tem dado uma contribuição na sua história de vida muito grande para essas pessoas que às vezes têm esse problema e não sabem nem reconhecer e tampouco como agir.”
Sobre o autor
“Memórias de um Autista por Ele Mesmo” é o segundo livro de Marcos Petry. Em 2016 o autor, que é natural do município de Vidal Ramos, lançou “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres”.
Com formação em Comunicação Institucional e pós-graduação em Design Gráfico e Produção Publicitária, Petry também mantém no You Tube o canal “Diário de um Autista”, onde discorre sobre a rotina dos autistas, os desafios da interação. O canal conta com 42 mil seguidores e registra mais de 1,2 milhão de visualizações.
Outro foco de Petry são as palestras que ministra para com professores em escolas e universidades, além da participação em seminários e congressos realizados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em 2018, ele recebeu da Associação Catarinense de Autismo (Asca), a comenda de Auto Defensor do Autismo.
Agência AL