Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/06/2022 - 19h12min

Livro promove agroecologia aproximando produtor e consumidor

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Com o objetivo de apresentar experiências de agroecologia, melhorando a renda das famílias agricultoras e estimulando a economia local, foi lançado na noite desta quarta-feira (29) o livro “Construção social dos mercados no Sul do Brasil”, organizado por diversas cooperativas de agricultura familiar.

Apoiador do evento na Casa, o deputado Fabiano da Luz (PT) destacou a prática como um elemento de sobrevivência para o planeta. “A agroecologia respeita a natureza, o ciclo da água, o tempo da terra, o que resulta num alimento de qualidade, sem prejudicar a saúde do consumidor. Como já aprovamos leis de apoio à agroecologia, o livro nos proporciona um maior conhecimento sobre o tema e incentiva a produção.”

Referência para o Brasil
Eduardo Rocha, um dos 16 autores da obra, desde 2016 está envolvido em projeto que visa aproximar os produtores agroecológicos dos consumidores das cidades. “A ideia é criar circuitos curtos para que as famílias produtoras fiquem perto do consumo, facilitando a comercialização, levando alimentos frescos a preços mais acessíveis à população. Outro fator importante é manter a juventude no campo.”

O pesquisador relatou que as experiências e os estudos de caso, apresentando, entre outros aspectos, os gargalos nas diversas regiões para uma melhor logística da agricultura familiar, fazem do livro uma referência para todo o país.

Produtora orgânica
A ex-deputada estadual e federal Luci Choinaki prestigiou o evento e falou de sua produção na Serra. “Sou produtora orgânica em Bocaina do Sul e a agroecologia é fundamental nas questões econômica, ambiental e de saúde. É uma integração do ser humano com o meio ambiente. A água e a terra precisam ser limpas, sem contaminação.”

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar